Jogar Bola, Brincar na Pracinha e Plantar Bananeira: Representações Sociais de Crianças Sobre a Educação Física
Por Deise Iara Mensch (Autor), Maria Simone Vione Schwengber (Autor).
Resumo
O presente estudo inscreve-se no campo da Educação Física Escolar. Buscamos nesta pesquisa identificar o modo como as crianças das terceiras séries do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais e estaduais da cidade de Ijuí (RS) representam a Educação Física enquanto área do conhecimento. Nesta direção localizamos duas escolas: uma em que as aulas de Educação Física são ministradas pelo professor específico da área eoutra em que são conduzidas pelo professor unidocente. Levantamos a seguinte pergunta de pesquisa:Quais as representações sociais das crianças da terceira série do Ensino Fundamental em relação às aulas de Educação Física? Participaram da pesquisa 24 crianças, 12 de cada escola. A organização dos dados deu-se em 3 momentos: por uma dinâmica de associações de palavras; pela elaboração de um desenho com o tema “Educação Física na escola”; e as falas das crianças acerca de sua produção. Das análises que resultaram dessa investigação,constatamos que existem diferenças entre as representações das crianças sobre as aulas de Educação Física com um profissional da área e com o professor não específico, alcançandose os seguintes resultados: o grupo de crianças em que as aulas de Educação Física são ministradas pelo professor unidocente descreveu 32 palavras associadas a estas aulas, enquanto ogrupo em que as aulas são ministradas pelo professor da área de Educação Física relacionou 111 palavras; a tendência no 1º grupo é de vincular a Educação Física aos esportes e às brincadeiras, enquanto no 2º grupo as crianças destacaram uma quantidade mais ampla de elementos da cultura corporal, tais como os esportes, os jogos, as brincadeiras, as atividades rítmicas, as lutas e as ginásticas; em relação à questão de onde estaria o professor durante a aula, o 1º grupo relatou que “a professora saiu” e “a professora não está”, enquanto no 2º grupo os relatos foram diferentes: “a professora está apitando”, “a professora está auxiliando” e “a professora está chamando as crianças”; os alunos do 1º grupo destacaram em seus desenhos principalmente o futebol e atividades individuais, enquanto no 2º grupo apareceram o vôlei, brincadeiras,atividades com corda e a ginástica