Resumo

Neste trabalho estudou-se o Carimbador, jogo pertencente à família dos pegadores, que se caracterizam por ações de ataque e defesa. Os objetivos foram: a) apresentar um modelo da dinâmica do jogo em crianças de quatro a cinco (GI), seis a sete (GII) e 12-13 anos (GIII); b) analisar diferenças e semelhanças nestes grupos quanto a consideração das regras do jogo e os esquemas de resolução de problemas (procedimentos) utilizados pelas crianças; c) analisar o tipo de interação social nos grupos; d) analisar a importância educacional dos jogos. Para estas análises foram selecionadas duas partidas do jogo de cada grupo, gravadas em vídeo. Quanto aos modelos, foram propostas figuras descrevendo as dinâmicas do jogo. A análise das regras foi feita de forma quantitativa (número de regras consideradas) e qualitativa (exemplos em cada grupo). Os esquemas de resolução foram analisados com relação a: ocupação espacial, posse de bola, sistema de marcação, passes, arremessos e salvamento dos jogadores. As formas de interação social foram analisadas em termos de como as crianças compartilharam as decisões tomadas. De modo geral, os resultados indicaram características bem particulares em cada grupo: o GI apresentou um inicio das ações ofensivas e defensivas, sem movimentação em função do objetivo do jogo, sem compartilhar decisões e jogadas entre si; o GII realizou muitas tentativas de ataque e defesa, iniciou uma movimentação coordenada com o objetivo, tentou antecipar jogadas e cooperar entre si; o GIII realizou tanto ações defensivas como defensivas, e uma intensa movimentação pela quadra, antecipando lances e compartilhando decisões. Os resultados encontrados correspondem aos que se observa nas oficinas de jogos do laboratório de Psicopedagogia do Instituto de Psicologia da USP, do qual faz parte a autora. Essa concordância, em relação aos aspectos analisados, corrobora a hipótese metodológica, fundamentada no Construtivismo de Piaget, que orienta o trabalho nesse laboratório. Além disso, alimenta a hipótese educacional de que o jogo pode ser importante instrumento para que possamos entender como crianças e adultos constróem conhecimentos e como convivem em situações ou processos de aprendizagem.

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