Resumo

Introdução: O voleibol é um sistema dinâmico (AFONSO, LAPORTA e MESQUITA, 2013) e a análise de jogo possibilita a compreensão do contexto das ações de jogo (MESQUITA e AFONSO, 2013) que influenciam o desempenho dos alunos durante uma aula de voleibol. Objetivo: descrever como a mudança de referências funcionais influenciam o desempenho no saque. Metodologia: 2 grupos de universitários (pouca experiência com Voleibol) participaram de um jogo de 3 sets, cada set com uma orientação diferente, mas sempre no sistema 6x0. No 1ºset jogaram como estavam acostumados, levantador na posição 3 e levantamento do meio da rede; no 2ºset o levantador era o jogador da posição 4, mas o levantamento deveria ser realizado da saída de rede; no 3ºset o levantador era o jogador da posição 1 e o levantamento deveria ser realizado entre a saída e o meio de rede. Foram analisados nesse estudo a posição do saque e a posição da recepção. Resultados: Foram realizados 135 saques (1ºset=41; 2ºset=61; 3ºset=33), sendo 83 do centro da zona de saque. 72 direcionados para o centro da quadra, principalmente nos dois primeiros sets (1ºset=18; 2ºset=41; 3º set=13). Os saques também foram direcionados para a entrada e saída de rede (N=20) e para as laterais do terço médio da quadra (N=28), o 3ºset foi o único em que os saques para essas regiões foram realizados em maior quantidade do que para a região central (1ºset + 2ºset=13; 3ºset=18). Conclusões: Pela falta de experiência dos alunos o grande volume de saques no centro era esperado, por diminuir a chance de erro, mesmo assim, os alunos foram influenciados, pelo posicionamento e deslocamento dos levantadores, e desenvolveram outras possibilidades para dificultar a organização ofensiva do adversário (HIRAMA et al. 2015), indicando que mudanças no posicionamento do levantador adversário causam alterações no desempenho no saque.

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