Jogo de tabuleiro “corporejar" O corpo reflexivo e brincante na educação de jovens e adultos
Por Samara Oliveira Brasil (Autor), Yara Aparecida Couto (Autor).
Resumo
A Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ainda é um componente curricular marginalizado. Guardadas as devidas proporções, se confunde com os desafios da própria EJA. O jogo “Corporejar: corpo reflexivo e brincante na EJA” objetiva contribuir para o fortalecimento da Educação Física no sentido da valorização e do pertencimento dos(das) estudantes. Participaram da pesquisa qualitativa 22 estudantes, com faixa etária entre 21 e 77 anos, vivenciando a temática “jogos, danças e brincadeiras”. Observamos que o Jogo de Tabuleiro pode ampliar e ressignificar o repertório motriz dos(as) estudantes por meio de reflexões sobre práticas corporais e temas emergentes. Além disso, seu potencial revela as contribuições da pesquisa ao devolver aos participantes um pouco do que foi socializado, por meio da materialização do jogo em si, o ato de ‘corporejar’. Este jogo segue aberto às novas contribuições e experiências, como busca um corpo coletivo entre os(as) participantes e demais interessados.
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