Jogo de taco e o lazer da quebrada
Por Everton Arruda Irias (Autor).
Parte de Escrevivências da Educação Física Cultural - Vol. 1 . páginas 66 - 71
Resumo
A experiência transcorreu no primeiro semestre do ano de 2019, junto a três turmas de 7os anos do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Correia, uma unidade educacional localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo. Nos anos anteriores, as turmas haviam estudado danças, lutas, brincadeiras, esportes e ginásticas, sem muitas resistências. A partir de um levantamento coletivo (por meio de uma atividade em grupos) das práticas corporais acessadas na escola, no bairro ou no ambiente familiar, foi possível perceber certo desequilíbrio na distribuição das experiências escolares. Para remediar a situação, seria necessário tematizar as ginásticas e lutas ao longo do ano. Entretanto, como se tratava do início do trabalho, e como eu estava retomando as aulas com adolescentes após passar cerca de cinco anos ministrando aulas para crianças dos anos iniciais, estava um pouco apreensivo e até mesmo angustiado. Em busca de trilhas mais seguras, a fim de adquirir alguma confiança, decidi tematizar o jogo de taco, uma vez que fora mencionado nas conversas com as três turmas. Além disso, o Jardim Helena, bairro onde a escola está situada, possui várias ruas largas e planas, o que favoreceria a realização da brincadeira no entorno.