Editora Autores Associados . Brasil 2005. 192 páginas.

Sobre

Se não fosse por outros méritos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) divulgaram a idéia de que é necessário praticar a comunicação entre as diversas disciplinas. Que bom se todos os temas escolares fossem transversais! Matemática, geografia e história transversais, dialogando entre elas. E a educação física? Dela pouco se fala, porque não se sabe bem o que ensina. Apesar disso, há novidades na área. Lendo os textos dos diversos autores deste livro, poderemos apreciar o caráter transdisciplinar da Educação Física, o modo como ela pode atuar tanto nos aspectos motores como nos afetivos, éticos ou estéticos, entre outros. Ensinar o jogo da queimada também é ensinar a cooperar; ensinar a percorrer trilhas num acampamento ensina a respeitar a natureza; uma metodologia adequada pode tornar mais inteligente o aluno que aprende esportes. Quem sabe a educação física não está inaugurando a possibilidade de ensinar, não especificamente este ou aquele conhecimento, mas um conhecimento sem nome, para um aluno inteiro?