Jogos adaptados para desenvolver capacidade de velocidade em alunos com retardo mental leve
Por Marcelo Andrés Bonilla Silva (Autor), Diana Carolina Borja Viscarra (Autor), Silvio Antonio Gonzales Catalá (Autor), Antonio Ricardo Rodríguez Vargas (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 29, n 313, 2024.
Resumo
A velocidade muscular é uma capacidade física de vital importância no desenvolvimento das habilidades motoras, associada a diversos indicadores de saúde. A aplicação de estímulos físicos para aumentar a velocidade ou rapidez em pessoas com deficiência requer a aplicação de estratégias de ensino ideais, como é o caso dos jogos físicos adaptados. Objetivo: Desenvolver capacidade de velocidade em alunos com retardo mental leve por meio de diferentes jogos adaptados. Métodos: pesquisa correlacional descritiva/explicativa, investigando 14 alunos do sexo masculino da Unidade Educacional La Salle com retardo mental leve, e intervindo com 20 jogos adaptados durante quatro meses de preparação, com três sessões semanais. Para determinar melhorias na capacidade de velocidade, foi aplicado um teste de 100 metros em dois momentos da intervenção. Resultados: Foram estabelecidas diferenças nos tempos de conclusão dos testes (Pré-teste: X̄14,41; Pós-teste: concordância entre especialistas considerada muito aceitável. Conclusões: É viável melhorar a capacidade de velocidade em alunos com retardo mental leve em um período relativamente curto, recomendando-se a utilização de jogos motores adaptados como na presente investigação. Recomenda-se futuramente a realização de pesquisas experimentais e aumento do tamanho da amostra para generalização dos resultados.
Referências
Aguilera, AR (2022). Teoria e metodologia da Educação Física e do esporte escolar. Editorial Pessoas e Educação.
Aldao, DM, Lemos, RM, Vázquez, SP e Pérez, CA (2020). Efeito de um programa de exercícios físicos no risco de quedas, equilíbrio e velocidade de marcha em idosos com deficiência intelectual. Reabilitação, 54(1), 19-24.