Jogos Conceituais em Ambiênte Específico Para Ensino e Aperfeiçoamento de Uma Equipe Sub 14 Feminina de Voleibol
Por Marcelo Francisco Rodrigues (Autor), Henrique Miguel (Autor), Marcus Vinicius de Almeida Campos (Autor).
Resumo
GRAÇA, A.S, MESQUITA I.R. A investigação sobre o ensino dos jogos desportivos: ensinar e
aprender as habilidades básicas do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 2, pag
- 79, 2002.
GRECO,P.J., MATIAS,C.J.A.S. Cognição e ação nos jogos esportivos coletivos. Revista Mackenzie
de
Educação
Física
e
Esporte-
v.
,
n.
,
LIMA, C. O. V., MATIAS, C. J. A. S., GRECO, P. J. O conhecimento tático produto de métodos de
ensino combinados e aplicados em sequências inversas no voleibol. Revista brasileira de Educação
Física e Esporte, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 47-129, Jan./Mar. 2012.
MARCELINO, R.; MESQUITA, I.; AFONSO, J. The weight of terminal actions in volleyball:
contributions of the spike, serve and block for the teams’ rankings in the World League’2005.
International Journal of Performance Analysis in Sport, Cardiff, v. 8 , n. 2, p. 1 - 7, 2008
MARCELINO, R; MESQUITA, I; SAMPAIO, J; Estudo dos indicadores de rendimento em voleibol.
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v.24, n.1, p. 69-78, jan./mar. 201
MARQUES JUNIOR, N.; EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE OS FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL:
Importância desse conteúdo para prescrever o treino. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia
do Exercício. v. 7, n. 37, p.78-97. Jan/Fev. 2013
MARQUES JUNIOR, N.; ARRUDA, D. Análise do jogo de voleibol: ensino da execução dessa tarefa
com Excel®. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. v. 10. n. 57. p. 112-130,
MATIAS, C.J.A.S.; GRECO, P.J. Análise de jogo nos esportes coletivos: o exemplo do voleibol.
Revista Pensar a Prática, Goiânia, v.12, n. 3, p. 1- 15, 2009.
MESQUITA, I et al., A relação entre a eficiência e a eficácia no domínio das habilidades técnicas em
Voleibol. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 1, n. 3, pag. 33–39, 2001.
REIS, E. A., REIS I. A. (2002) Análise Descritiva de Dados. Relatório Técnico do Departamento de
Estatística da UFMG.
Revista Brasileira do Esporte Coletivo. Ano 3. 2019
SCAGLIA, A J, et al,. A organização do processo de ensino em função da lógica do jogo e das
competências essenciais para a aprendizagem dos jogos coletivos de invasão. Revista Portuguesa
de Ciências do Desporto, Porto, v. 11, supl. 4, p. 89, 2011.