Jogos Cooperativos e Sua Contribuição na Educação Para a Paz
Por Natálie dos Reis Rodrigues (Autor), Maria Luiza Rheingantz Becker (Autor).
Resumo
Este ensaio teve como objetivo discutir de que maneira os Jogos Cooperativos (JC) podem contribuir na construção de uma educação voltada para a paz, considerando a perspectiva de Jean Piaget. Discutiu-se a utilização dos JC na disciplina Educação Física, trazendo a conceituação de jogo de maneira mais ampla e de JC de forma mais específica, elencando estudos que demonstram vantagens da utilização desses jogos. Apresentou-se a educação para a paz sob a perspectiva de Piaget, bem como as características e objetivos dos JC que se assemelham aos da educação para a paz. Concluiu-se que os JC parecem ser uma ferramenta na construção de valores essenciais para a convivência pacífica em sociedade.
Referências
BRANDL NETO, Inácio; WALDOW, Jane. Jogos Cooperativos numa quinta série de Ensino Fundamental. Caderno de Educação Física, Marechal Cândido Rodon, v. 9, n. 16, p. 85 – 96, 1. sem., 2010.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/ SEF, 1998. 114 p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação Física. p. 211 a 238, Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 09 jan. 2018.
BROWN, Guillermo. Jogos cooperativos: teoria e prática. 2. ed. São Leopoldo: Sinodal, 1995.
CAMARGO, Lisiane Silveira; BECKER, Maria Luiza Rheingantz. O percurso do conceito de cooperação na Epistemologia Genética. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 527-549, mai./ago., 2012. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade/. Acesso em: 09 jan. 2018.
CORREIA, Marcos Miranda. Trabalhando com Jogos Cooperativos: em busca de novos paradigmas na Educação Física. 2. ed., Campinas, São Paulo: Papirus editora, 2006.
DARIDO, Suraya Cristina (org). Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. Universidade Estadual Paulista. Pró-reitoria de graduação; Universidade Virtual do Estado de São Paulo. São Paulo: Cultura acadêmica, 2012. v. 6, 176 p.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. 3. ed., São Paulo: Scipione, 1992.
GÓMEZ, Roberto Sánchez; SAMANIEGO, Victor Pérez. A aprendizagem através dos Jogos Cooperativos. In: MURCIA, Juan Antonio Moreno et al. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed Editora, 2008.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 8. ed., São Paulo: Perspectiva, 2014.
LOUREIRO, Clarice Moukachar Batista. “É possível uma educação para a paz?”: a psicologia nas discussões sobre uma pedagogia pacificadora entre 1927 e 1934 na Europa. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-A3NJ4U. Acesso em: 01 set. 2020.
LOURENÇO, Orlando. Developmental stages, Piagetian stages in particular: A critical review. New ideas in psychology, [s.d] v. 16, p.123-137, 2016.
LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Apêndice B – Outros trabalhos acadêmicos: caracterização. In: LUBISCO, Nídia Maria Lienert; VIEIRA, Sônia Chagas. Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses. 6. ed. rev. e ampl. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 125.
MACEDO, Lino de. O jogo e a sua importância na escola. Cadernos de Pesquisa, n.93, p. 5-10, mai., 1995. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/843. Acesso em: ago 2020.
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MENDES, Lígia; PAIANO, Ronê; FILGUEIRAS, Isabel. Jogos Cooperativos: eu aprendo, tu aprendes e nós cooperamos. Revista Mackenzie de Educação física e esporte, v.8, n. 2, dez., 2009. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1887. Acesso em: ago 2020.
MONTANGERO, Jacques; MAURICE-NAVILLE, Danielle. Piaget ou a inteligência em evolução. Tradução de Fernando Becker e Tania Beatriz Iwaszco Marques. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ORLICK, Terry. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
PARRAT, Silva; TRYPHON, Anastácia (Org.). Jean Piaget. Sobre a pedagogia: textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3.ed., Rio de Janeiro: Editora LTC, 1990.
PIAGET, Jean. Para Onde Vai a Educação? 22. ed. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2015.
RODRIGUES, Heitor de Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. Conteúdos na Educação Física Escolar: possibilidades e dificuldades na aplicação de jogos nas três dimensões dos conteúdos. Revista Digital Efdeportes. Buenos Aires, Año 11, n. 96, mai, 2006. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd96/jogos.htm. Acesso em: 08 jan. 2018.
ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v.11, n.3, p.167-178, set./dez., 2005. Disponível em: https://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/11n3/10LRF.pdf. Acesso em fev 2019.
SALTINI, Cláudio J.; CAVENAGUI, Doralice B. (Org.). Relações entre a Afetividade e a Inteligência no Desenvolvimento Mental da Criança. Tradução de Cláudio J. Saltini e Doralice B. Cavenagui. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2014.
SILVA, Nelson Pedro. Moral e diferença em Piaget. In: MONTOYA, Adrián Oscar Dongo (Org.). Jean Piaget no século XXI: escritos de epistemologia e psicologia genéticas. São Paulo: Cultura Acadêmica, Marília: Oficina Universitária, 2011.
TREVISOL, Maria Teresa Ceron; BEDIN, Silvio Antônio. In: MENIN, Maria Suzana de Stefano; BATAGLIA, Patricia Unger Raphael; ZECHI, Juliana Aparecida Matias (orgs). Projetos bem-sucedidos de educação em valores: Relatos de escolas públicas brasileiras. 1. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2014.