Resumo

Como contribuir para uma prática na Educação Física Escolar que tenha maior coerência com os desafios vividos pela Educação hoje, como inclusão, participação, cooperação, solidariedade e exercício de cidadania? Essa questão norteou a definição do nosso problema de pesquisa: Qual a concepção dos professores de Educação Física Escolar sobre os Jogos Cooperativos? O objetivo da pesquisa foi levantar dados que possam contribuir para o aprofundamento da discussão sobre os Jogos Cooperativos na Educação Física Escolar. Na busca de atingir nosso objetivo, dividimos o trabalho em duas etapas: Na primeira, partindo da revisão bibliográfica, procuramos explorar aspectos da Educação, da Educação Física e dos Jogos Cooperativos pertinentes ao contexto dessa pesquisa. Na segunda etapa, buscamos levantar os dados referentes às concepções dos professores de Educação Física sobre os Jogos Cooperativos. Com esse objetivo, realizamos entrevistas com oito sujeitos. Após tal levantamento, categorizamos as respostas, analisamos e interpretamos os dados. Os dados levantados revelaram as seguintes concepções dos sujeitos: não haveria possibilidade de equilíbrio e co-existência entre os Jogos Cooperativos e Competitivos nas aulas, ou seja, a opção por uma estrutura implicaria na exclusão da outra; os Jogos Cooperativos podem contribuir positivamente para a Educação Física, no entanto, não foram explicitados conceitos e características que demonstrassem o conhecimento de tais jogos; quando os Jogos Cooperativos foram apontados como parte integrante da prática dos sujeitos, eles ficaram restritos à ação individual do professor, não demonstrando articulação com outros docentes ou equipe técnica da escola; e, ainda, a prática dos Jogos Cooperativos tem pouca repercussão em um mundo competitivo. Os resultados apontam que os Jogos Cooperativos são um conhecimento ainda novo e pouco explorado, necessitando por isso de um número maior de pesquisas que conduzam a desdobramentos na prática docente, e para a necessidade de uma articulação coletiva na escola, que possa subsidiar e potencializar a prática dos Jogos Cooperativos, ampliando sua ação para além do espaço das aulas de Educação Física.

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