Editora Projeto Cooperação. Brasil 2001. 157 páginas.

Sobre

Com o foco na interface dos Jogos Cooperativos com a Pedagogia do Esporte, a obra destaca os principais aspectos que o exercício da convivência, através do Jogo e do Esporte, traz para o desenvolvimento pessoal e para a transformação social.

O clima de tensão que caracteriza os jogos competitivos é substituído nos de cooperação por uma atitude descontraída, já que a vitória é compartilhada e representa uma conquista de todos. Neste sentido os jogos cooperativos são um antídoto à exclusão, rejeição e isolamento social.

O autor, a partir de seu conhecimento e de sua vasta experiência na área com milhares de pessoas de diferentes idades e setores da sociedade, provoca o leitor a rever os conceitos dos jogos baseados na competição, na obrigação de ganhar sempre, de alcançar resultados e valoriza a atividade esportiva e lúdica como um meio de desenvolver a capacidade de se relacionar com o outro e melhorar a qualidade das suas relações interpessoais e sociais, visto que se joga com outros e não contra eles, almejando ganhar com o outro e não do outro.

É uma obra de referência para todos aqueles que têm como objetivo refletir a respeito de
temas atuais como Jogo, Esporte, Educação e Pedagogia. Reflexão oportuna, pois o Brasil é, hoje, uma referência no estudo dos Jogos Cooperativos.

Nas palavras do próprio autor: “... o desafio radical assumido aqui é incentivar a construção consciente de uma pedagogia, intencionalmente dirigida ao exercício da convivência e da prática da cooperação para a realização, não de um mundo melhor, mas do melhor mundo que pudermos realizar juntos!”