Resumo

A escassez de valores atualmente existentes na sociedade é uma das principais preocupações que nós, como professores, devemos enfrentar. Por outro lado, o grande boom de imigração que está ocorrendo hoje causa ainda mais discrepâncias no relacionamento com nossos pares, causando no âmbito da Educação Física o isolamento e à falta de adaptação por parte dos alunos de outras culturas naquele dia a dia cresce mais fortemente nas escolas, influenciando negativamente dentro e fora da estrutura educacional. O principal objetivo dessa experiência didática é aprender por meio de jogos as culturas dos cinco continentes, enfatizando as características e necessidades de nossos alunos, dando autonomia para a aquisição de responsabilidades e promovendo a cooperação como elemento fundamental para a conquista de valores sociais. Para isso, foi desenvolvida uma Unidade de Ensino de Jogos Culturais Cooperativos, onde os alunos, através do trabalho em grupo, projetaram uma sessão e a apresentaram aos demais colegas de classe em um continente específico. As conclusões a serem destacadas, uma vez concluída a implementação desta Unidade, são a melhoria do relacionamento interpessoal dos alunos e o benefício físico e social que essas atividades trazem consigo.

Unitermos: Educação Física, Jogos, Culturas, Valores sociais

Acessar