Jogos de Conto: o Ensino da Filosofia do Judô Através de Contos e Jogos
Por Cássia dos Santos Joaquim (Autor), Leopoldo Katsuki Hirama (Autor), Maria Florencia Sierra (Autor), Cesar Vieira Marques Filho (Autor), Paulo César Montagner (Autor).
Em II Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte FCA-UNICAMP/SESC - CONIPE
Resumo
Introdução: Os Jogos de Conto apresentam-se como uma proposta de ensino, vivência e aprendizagem que se utiliza de um conto como introdutor do processo, e de jogos baseados em seus personagens e situações descritas para contemplar uma meta planejada. Essa pesquisa objetivou trabalhar com a filosofia do judô, mais especificamente com a máxima Seiryoku Zenyo (máxima eficiência e mínimo esforço). Objetivo: Analisar as respostas dos participantes quanto à compreensão da máxima de Jigoro Kano, Seiryoku Zenyo. Metodologia: A pesquisa foi de natureza qualitativa do tipo propositiva descritiva-exploratória, na qual foram implementadas aulas de observação e de exposição para 14 crianças e jovens de 5 a 13 anos de idade, em uma academia de Artes Marciais da região de Campinas. Os dados foram coletados através de registros em diário de campo e de gravações de entrevistas individuais e de rodas de conversas, posteriormente transcritos e tratados de acordo com a Análise de Conteúdo. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética sob o número: CAAE 62795316.4.0000.5404. Resultados: Identificou-se como compreensão dos alunos sobre Seiryoku Zenyo o ato de observar, de pensar, o trabalho em equipe, refletir antes de agir, além de aproveitar a força do seu oponente, revelando que a proposta conseguiu explorar com coerência a máxima de Jigoro Kano. Conclusões: Os Jogos de Conto demonstraram qualidades pedagógicas pelas construções e a complexidade das respostas apresentadas pelos participantes, evidenciando que esta proposta foi significativa e pode ser uma boa aliada do professor ao ensino da Pedagogia do Esporte.