Resumo

Os jogos de precisão correspondem a um grupo de conteúdos importantes que podem ser utilizados pelo professor de Educação Física na escola. O objetivo do texto é relatar uma experiência com dois desses jogos com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no estado do Espírito Santo. O método escolhido é o do relato de experiências mediante o trabalho com Petanca e Xadrez Viking e opiniões e avaliações dos alunos sobre essas aulas que o docente registrou em seu caderno de anotações. Como resultados aponta que os jogos de precisão trabalhados contribuíram com uma mudança na cultura escolar que existia nas aulas de Educação Física antes da entrada do professor na referida instituição. Conclui que a Petanca e o Xadrez Viking são conteúdos interessantes de serem trabalhados nas aulas de Educação Física, mas tão importante quanto realizar um trabalho inovador com novos ou ressignificados conteúdos é preciso que o professor que realiza esse tipo de trabalho dê publicidade para o trabalho que vem realizando com o intuito de estimular o trabalho de outros educadores ao redor do Brasil.

Acessar