Resumo

Indivíduos pós-acidente vascular cerebral (pós-AVC) usualmente apresentam um estilo de vida sedentário e uma capacidade aeróbia reduzida, o que contribui para uma expressiva intolerância ao esforço e descondicionamento físico crônico, diminuindo a qualidade de vida dessa população. Os jogos de realidade virtual (JRV) produzem um estímulo aeróbico adequado em adultos saudáveis, e têm sido recomendados para melhorar a capacidade aeróbica de indivíduos pós-AVC. Entretanto, é necessário se confirmar a eficácia dos JRV em promover um estímulo aeróbico reprodutível e adequado em indivíduos pósAVC. OBJETIVOS: Avaliar, em indivíduos pós-AVC, as respostas da frequência cardíaca (FC) e o consumo de oxigênio (VO2) durante a execução de JRV, avaliando sua reprodutibilidade e relação com o limiar anaeróbio (LAn) e o ponto de compensação respiratória (PCR). MÉTODOS: Doze indivíduos pós-AVC submeteram-se a duas sessões idênticas de JRV (console Xbox360+Kinect) compostas por quatro séries de 3 min do jogo Tênis de Mesa seguidos por 4 min do jogo Boxe, com intervalos de 2 min entre as séries. A FC e o VO2 foram medidos continuamente durante as sessões e comparou-se as respostas ao limiar LAn e ao PCR previamente determinados num teste ergoespirométrico. RESULTADOS: A FC (JRV1 = 108 ± 8; JRV2 = 109 ± 8 bpm) e o VO2 (JRV1 = 11,8 ± 1,0; JRV2 = 12,8 ± 1,1 ml.kg-1 .min-1 ) durante os JRV demonstraram boa reprodutibilidade (coeficiente de correlação intraclasse > 0,91 e > 0,85 e coeficiente de variação < 6,7% e < 13,7%, respectivamente). A FC (109 ± 7 bpm) durante os JRV correspondeu ao LAn (114 ± 106 bpm; p ≥ 0,05) e foi menor que o PCR (131 ± 6 bpm; p < 0,05), enquanto o VO2 (12,3 ± 1,0 ml.kg-1 .min-1 ) esteve abaixo do LAn (15,9 ± 0,8 ml.kg-1 .min-1 ; p < 0,05) e PCR 18,4 ± 0,9 ml.kg-1 .min-1 ; p < 0,05). CONCLUSÃO: Uma sessão de JRV composta pelos jogos Tênis de Mesa e Boxe do console XBox360+Kinect promove respostas reprodutíveis de FC e VO2, que correspondem, respectivamente, a um estímulo similar e abaixo do LAn, o que caracteriza um estímulo aeróbico de baixa intensidade.