Jogos de Salão: Uma Estratégia Pedagógica na Educação Física na Perspectiva Critico-superadora
Por Rayza de Barros Albuquerque (Autor), érica Maria do Nascimento (Autor), Tereza Luiza de França (Autor).
Resumo
Introdução: O estudo justifica-se pela importância de na escola, ambiente de convivência entre pessoas de diversas culturas, etnias e condições socioeconômicas, se vivenciar práticas na perspectiva da formação qualitativa do ser humano em que os conteúdos da Educação Física são fontes motivadoras com ludicidade para a aprendizagem. Pensando em práticas da educação para o lazer, compreendemos que as aulas de Educação Física se constituem num espaço político-educativo para que os alunos possam vivenciar tais práticas, ao garantir unidade teórico-prática, os fundamentos de práticas do lazer e princípios como a ludicidade. Objetivo: Vivenciar nas aulas de Educação Física práticas com base nos conteúdos da cultura corporal dos jogos de salão na perspectiva da educação para o lazer. Método: Numa abordagem critico superadora e etnometodologica as vivencias se materializam através das aulas com a confecção dos jogos, com a expressividade do próprio corpo. Resultados: Este estudo toma por foco o conteúdo jogos de salão nas aulas Educação Física Escolar vivenciadas de cunho lúdico- educativo com a problematização dos fundamentos que norteiam a temática jogo construída para e pelos alunos do ensino fundamental da escola estadual Timbi no município de Camaragibe-PE, sendo assim abrangendo desses novos caminhos o sentido de movimento, ânimo, esperança. Conclusão: Estudos como este têm indicado elementos para compreendermos que a escola tem o papel de socializar o conhecimento e ressaltar a importância de experiências como esta ação-reflexão-ação a ser desenvolvida nas aulas de Educação Física Escolar. Em que o acesso ao conhecimento evidencia o aspecto critico-superador nas diversas intervenções sobre os jogos de salão e suas manifestações, orientado pela intencionalidade de realizar ações com sentido e significado qualificado na direção da construção da humanização e construção cidadã