Resumo

A presente pesquisa, elaborada a partir de uma inquietação pedagógica, causada pelo contato com uma metodologia para o ensino do futsal, ocorreu dentro de um contexto escolar, por meio de intervenção pontual no componente curricular de Educação Física, tendo como indagação inicial: o que revelam alunos do ensino médio submetidos à vivência dos jogos de solicitação tático-técnica? Sendo que o objetivo central buscou compreender como os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Major Otávio Pitaluga, da cidade de Rondonópolis-MT atuam diante dos jogos de solicitação tático-técnica aplicados ao futsal. Nesse sentido, surgiram outros objetivos que nortearam o estudo: verificar a influência dos JSTT no aprendizado dos alunos do ensino médio da EEMOP; investigar se existe trabalho coletivo por parte dos alunos para o enfrentamento de situações-problemas apresentadas pelos JSTT; observar como os JSTT podem contribuir para a tomada de decisões; analisar se os JSTT promovem motivação e o interesse pelo esporte educacional; e experimentar situações com os JSTT com formações mistas (aulas coeducativas) com intuito de verificar os níveis de desenvoltura e aceitabilidade dos alunos e alunas. Após as leituras e a elaboração do referencial teórico, a segunda etapa da pesquisa qualitativa/descritiva do tipo Estudo de Caso, foi realizada em uma turma de primeiro ano do ensino médio da EEMOP, composta inicialmente por 26 alunos, sendo 9 do sexo feminino e 17 do sexo masculino, onde foram aplicados uma série de 15 JSTT para o ensino do futsal num período de 4 meses (março a junho de 2016), durante as aulas de Educação Física. A coleta de dados deu-se a partir dos registros da matriz de observação e entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo dos dados, aliada às discussões com o referencial teórico, possibilitou compreender que diante dos JSTT os alunos envolvidos: atuaram coletivamente com frequência para o enfrentamento de situações-problemas, com maior comunicação e ação; melhoraram o posicionamento e a movimentação em quadra; tiveram um acréscimo nas atitudes autônomas para tomadas de decisões; demonstraram motivação e interesse pelo esporte educacional; os alunos agiram com desenvoltura e aceitabilidade em participar de aulas com a presença das alunas.

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