Resumo

Os Jogos Desportivos Coletivos constituem-se em meio formativo por excelência, devido às exigências e relações estabelecidas entre os elementos que lhe são característicos. Dentro deste contexto, o processo de iniciação e formação esportiva compõe-se de maneira a exigir práticas congruentes com as características de crescimento e desenvolvimento de crianças e jovens, participantes do processo. Devido a determinados fatores, surge o problema da especialização precoce, que tem efeitos indesejados manifestos em diversos ambientes, além do esportivo. Deste modo, a Teoria das Inteligências Múltiplas fundamenta a elaboração de práticas que permitem ampliar possibilidades de relações do indivíduo que participa da iniciação e formação esportiva nos Jogos Desportivos Coletivos, através dos estímulos às inteligências caracterizadas na Teoria: corporal-cinestésica, lógico-matemática, espacial, verbal-lingüística, musical, intrapessoal, interpessoal, naturalista. Este estudo se desenvolveu, com base em fundamentação teórica, por meio da análise descritiva da estrutura dos Jogos Desportivos Coletivos, com o objetivo de indicar uma proposta em Pedagogia do Esporte que tem como bases de sustentação os Jogos, o indivíduo em seus vários aspectos- físico, mental, emocional, social e espiritual - o Agente Pedagógico e os estímulos das Inteligências Múltiplas. Desta maneira, espera-se que o indivíduo estabeleça diversos tipos de relações nas situações vividas em jogos, transferindo os aprendizados para as várias manifestações do desenvolvimento humano. 

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