Editora EDUFAL. Brasil 2021. 160 páginas.

Sobre

Este livro nasce de uma esperança e de uma certeza. A esperança que podemos encontrar alternativas viáveis para diminuir as consequências negativas da interrupção das atividades formais de ensino e aprendizagem em decorrência do fechamento de creches, escolas e instituições de ensino superior devido a pandemia da COVID-19.
Para além da esperança, temos a certeza de que a educação se faz por diversas formas e meios, não se limitando a um espaço físico e nem a um cronograma de horas em uma sala de aula. E neste livro os autores, nos diversos capítulos, refletem, problematizam e buscam alternativas.

SUMÁRIO

START............................................................................................................ 7

FASE 1

1 APRENDIZAGEM COM JOGOS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA . 15

Daniela Karine Ramos Dulce Marcia Cruz 2 GAMIFICAÇÃO E GAME THINKING COMO ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO À DESMOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA ........................................................................25

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Otávio Augusto de Oliveira Cardoso Esmeralda Cardoso de Melo Moura Janaína Maria da Silva

3 GAMIFICAÇÃO EM TEMPO DE COVID-19: ADAPTAÇÃO ÀS EXIGÊNCIAS DE CONFINAMENTO...................................................................................35

Ana Amélia A. Carvalho

4 DA LÓGICA DA APRENDIZAGEM AO JOGO DA DESCOBERTA CIENTÍFICA: FOLDIT, UMA COMUNIDADE GAMER E O COMBATE AO SARS-COV-2 ........46

Helyom Viana Telles Maria Carolina Lopes Esteves

5 JOGOS DIGITAIS E ANALÓGICOS DURANTE E PÓS COVID-19: UMA REFLEXÃO SOBRE USO EM DIFERENTES CENÁRIOS ESCOLARES...... 57

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita Leandro Mário Lucas

6 INCORPORACIÓN DE DISCORD COMO PLATAFORMA VIRTUAL PARA LA ENSEÑANZA DURANTE LA PANDEMIA DE COVID-19........69

Ruth S. Contreras-Espinosa Jose Luis Eguia-Gomez

7 LITERACIA TRANSMIDIÁTICA EM ASSASSIN’S CREED ORIGINS: EXPERIÊNCIA E IMERSÃO NOS JOGOS DIGITAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 ... 77

Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa Raphael de França e Silva Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho

FASE 2

8 CONTROLE DE DADOS, EDUCAÇÃO E PANDEMIA: “SE O PRODUTO FOR DE GRAÇA, VOCÊ É QUE É O PRODUTO” ....87

Adilson Rocha Ferreira Deise Juliana Francisco 9 EDUCAÇÃO E SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE COVID-19....96

Ana Catarina Moura Torres Ana Caline Nóbrega da Costa Lynn Rosalina Gama Alves

10 O PRONATEC NO ESTADO DA BAHIA: ESPAÇOTEMPO PANDÊMICO E O REPENSAR DAS ESTRATÉGIAS SENSÍVEIS DE UMA FORMAÇÃO CIDADÃ POR MEIO DA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA....103

Eduardo Fofonca Ezequiel Westphal

11 DESAFIOS E POTENCIALIDADES DO APRENDIZADO DIGITAL DE IDOSO....114

Mára Lúcia Fernandes Carneiro Adriane Ribeiro Teixeira Maira Rozenfeld Olchik

12 A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: PARA ALÉM DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL .... 123

Maria Luisa Furlan Costa Valdecir Antonio Simão Flávio Rodrigues de Oliveira Dayane Horwat Imbriani de Oliveira

13 APRENDER E ENSINAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES .... 133

Leda Maria Rangeardo Fiorentini Raquel de Almeida Moraes 14 A PANDEMIA DE COVID-19 E AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS CENTRALIZADAS NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ....14

Marcio Roberto de Lima

15 DISCIPLINA EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE EM TEMPO DE PANDEMIA: RESSIGNIFICANDO ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO.. 153

Andréa Karla Ferreira Nunes José Carlos Santos Michelline Roberta Simões do Nascimento

Arquivo