Jogos e Brincadeiras: Construindo o Jogo Sonic na Aula de Educação Física Escolar
Por Aline Rodrigues Santos (Autor), Renata Correia Silva dos Santos (Autor), Elisabete dos Santos Freire (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar, n 2, 2019.
Resumo
O presente relato descreve uma sequência didática com crianças do 2° ano do Ensino Fundamental I da cidade de Vinhedo, sobre a tematização dos jogos e brincadeiras. O objetivo dessa experiência é descrever o processo que a professora de Educação Física, a partir do interesse e interpretação dos diferentes significados da temática. Para tanto, discutiremos o percurso adotado pela professora no início da tematização e os desdobramentos realizados com a interpretação das crianças sobre as brincadeiras de pega pega. Nesse sentido embarcaremos nas discussões e leituras do universo do vídeo game para acompanhar a leitura e interpretação feita pelas crianças durante esse processo. Concluímos que a ampliação do repertório de brincadeiras como objetivo das aulas de Educação Física deve estar interligada com as interpretações e construções das crianças envolvidas nesse processo.