Resumo

O presente trabalho se refere primeira etapa de um projeto de extensão em andamento, que tem como objetivo identificar e desenvolver jogos e brincadeiras que promovam o desenvolvimento da atenção voluntária de crianças com queixa de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), matriculadas em uma escola pública do município de Diamantina (MG). A partir desse projeto, serão propostas estratégias pedagógicas que possam ser utilizadas pelo professor de Educação Física na escola que possam ajudar no desenvolvimento da atenção voluntária. A primeira etapa consistiu em avaliar, por meio de atividades lúdicas, o desenvolvimento da atenção voluntária das crianças. A concepção de desenvolvimento, aprendizagem e atividades lúdicas que orientam esse projeto será a partir da psicologia histórico cultural. Nessa perspectiva, o desenvolvimento é entendido como o surgimento de algo novo, que possibilita formas de agir no mundo mais elaborada que a etapa anterior. A aprendizagem, processo de apropriação dos elementos culturais, impulsiona o desenvolvimento, mantendo uma relação de interdependência com este (VYGOTSKI, 1984, 1991).

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