Jogos e brincadeiras: Um novo olhar para a conscientização de hábitos saudáveis

Por Fagner Amauri da Silva Viana (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2021 . páginas 118 - 139

Resumo

A busca pela saúde é algo que todo ser humano realiza, e os hábitos das pessoas podem contribuir para manter ou diminuir a saúde. Neutzling et al. (2010) explicam que, entre os hábitos saudáveis, estão a prática de uma dieta saudável, atividade física e evitar o tabagismo. Vinholes, Assunção e Neutzling (2009) afirmam que existe uma tendência de que hábitos saudáveis se consolidam e melhoram com o passar dos anos, pois pessoas adultas os cultivam melhor que os indivíduos mais jovens. Assim, pode-se afirmar que, quanto mais cedo crianças e adolescentes incorporarem hábitos saudáveis às suas vidas, melhor será sua saúde como um todo e tenderão a se consolidar na vida adulta, melhorando-a ainda mais (CANCELIER, 2017). Dutra (2018) vê a escola como um local de grande importância para promover esses costumes, pois os alunos passam grande parte de seu tempo nesse espaço, sendo o lugar ideal para refletir e construir conceitos que possibilitem mudança de atitudes. Em tempos de excesso de informação, é indispensável que os estudantes sejam conscientizados sobre hábitos saudáveis e emerge a necessidade de utilizar estratégias de ensino que possam auxiliar na incorporação deles. Cecchetto (2013, p. 19) alerta que já há alguns anos a saúde deixou de ser entendida como ausência de doença e entre os hábitos não saudáveis estão “[...] o uso do tabaco, sedentarismo, hábitos alimentares como preferência por alimentos gordurosos e doces, abuso de sal, uso de álcool e drogas”. Portanto, elaborar estratégias para minimizar esses hábitos não saudáveis e promover hábitos saudáveis deve ser preocupação dos professores que lidam com alunos, principalmente os do Ensino Fundamental (EF).