Jogos E/na Iniciação Esportiva Princípios e Reflexões na ótica da Praxiologia Motriz
Por Marcelo José Taques (Autor), Rogério Zaim-de-melo (Autor), Deyvid Tenner de Souza Rizzo (Autor).
Resumo
Objetivo: sistematizar aproximações entre a Praxiologia Motriz, jogo e iniciação esportiva no âmbito da Educação Física. A metodologia adotada utilizou-se de procedimentos de revisão bibliográfica e narrativa. Resultados e discussão: A pesquisa é de natureza qualitativa, as buscas das fontes para análise foram realizadas na plataforma Scielo e Base de Dados Capes a partir dos descritores: iniciação esportiva, jogos, pedagogia do esporte e praxiologia motriz, o que apontou para a pertinência da teoria da ação motriz e a necessidade em estudar e entender a essência dos jogos e esportes, nomeadamente, o jogo no processo de ensino, vivência e aprendizagem na iniciação esportiva, independentemente de seus atores ou contexto. Conclusão: Constata-se que a Praxiologia Motriz e seus elementos podem constituir um aporte teórico imprescindível nas discussões no âmbito da Educação Física com base nos jogos e na iniciação esportiva.
Referências
ANTONELLI, Mariana; GALATTI, Larissa Rafaela; MACHADO, Gisele Viola; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e basquetebol: considerações para a elaboração de programa esportivo a partir do clube divino Salvador, Jundiaí-SP. Conexões, v. 10, n. 2, 2012.
BARRETO, Carvalho Barreto; PERFEITO, Rodrigo Silva. Motivação de crianças e adolescentes praticantes de esportes em projetos de inclusão social do Rio de Janeiro. Motrivivência, v. 30, n. 53, p. 152–163, 19 abr. 2018.
BELTRAME, André Luís Normanton; SAMPAIO, Tânia Mara Vieira. Atendimento especializado em esporte adaptado: discutindo a iniciação esportiva sob a ótica da inclusão. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, n. 3, p. 377–388, set. 2015.
BENTO, Jorge Olímpio. “Da saúde, do desporto, do corpo e da vida”. Boletim de Educação Física, Sociedade Portuguesa de Educação Física, n. 17/18, 1999.
BETTEGA, Otávio Baggiotto. Pedagogia do esporte: o jogo como balizador na iniciação ao futsal. Pensar a Prática. (Impr.), p. 487–501, 2015.
BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Um encontro entre o funâmbulo e o praxiólogo: ideias para mestres e discípulos. In: FERREIRA, Lilian Aparecida; RAMOS, Glauco Nunes Souto. (Org.). Educação Física Escolar e praxiologia motriz: compreendendo as práticas corporais. Curitiba: CRV, 2017.
BRACHT, Valter. Esporte na escola e esporte de rendimento. Movimento, Escola Superior de EF da UFRGS, v. 6, n. 12, 2000.
BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão. A política de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorização da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 24, n. 3, 2003.
BRANDÃO, Marcelo Nolf Ferreira; CORTELA, Caio Corrêa; ABURACHID, Layla Maria Campos; BALBINOTTI, Carlos Adelar Abaide; SILVA, Manuel João Coelho e. A trajetória de tenistas infantojuvenis: idade de iniciação, treinamento técnico, cargas, lesões e suporte parental. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, n. 1, p. 31–42, 2015.
BRAUNER, Luciana Martins; VALENTINI, Nadia Cristina; SOUZA, Mariele Santayana de. Programa de Iniciação Esportiva Influencia a Competência Percebida de Crianças? Psico-USF, v. 22, n. 3, p. 527–539, dez. 2017.
CARDOSO, Carlos Luiz. Jogo, esporte, criança e ensino: aproximações com a psicologia social de Mead. Motrivivência, v. 26, n. 42, p. 259–262, 16 jun. 2014.
CORTELA, Caio Corrêa; FUENTES, Juan Pedro; ABURACHID, Layla Maria Campos; KIST, Cesar; Cortela, Débora Navarro Rocha. Iniciação esportiva ao tênis de campo: um retrato do programa play and stay à luz da pedagogia do esporte. Conexões, v. 10, n. 2, p. 214–234, 2012.
ELIAS, Claudia de Souza Rodrigues; SILVA, Leandro Andrade da; MARTINS, Mirian Teresa de Sá Leitão; RAMOS, Neide Ana Pereira; SOUZA, Maria das Graças Gazel de; HIPÓLITO, Leite Hipólito. Quando chega o fim? Uma revisão narrativa sobre terminalidade do período escolar para alunos deficientes mentais. SMAD: Revista Electrónica em Salud Mental, Alcohol y Drogas, v. 8, n. 1, 2012.
FAGUNDES, Felipe Menezes; RIBAS, João Francisco Magno. A dinâmica do voleibol sob as lentes da praxiologia motriz: uma análise praxiológica do levantamento. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 25, n. 3, 2017.
FLORES, Natália Taís Escobar; RIZZO, Deyvid Tenner de Souza; VALENÇOELA, Luciene Pimentel. Por uma pedagogia do treinamento esportivo infantil. Revista Panorâmica, v. 27, 2019.
FOCHESATTO, Camila Felin; GAYA, Adroaldo; BRAND, Caroline; MOTA, Jorge; BANDEIRA, Denise Ruschel; LEMES, Vanilson Batista; MARTINS, Clarice Maria de Lucena; GAYA, Anelise Reis. Sleep and childhood mental health: role of physical activity and cardiorespiratory fitness. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 26, n. 1, p. 48–52, 2020.
FREIRE, Marilia; BOCK, Ana Mercês Bahia. Significações de jogo: um estudo com professores de Educação Física. Motrivivência, v. 29, n. 52, p. 173–190, 28 set. 2017.
FREIRE, João Batista. Jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados. 2002.
FREIRE, João Batista. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores Associados. 2003.
FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.
FREIRE, João Batista. Pedagogia do esporte. In: MOREIRA, Wagner Wey; SIMÕES, Regina (orgs.) Fenômeno esportivo no início de um novo milênio. Piracicaba: Editora Unimep, 2000.
GALATTI, Larissa Rafaela; REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues; SEOANE, Antonio Motero. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas; 2008.
KROGER, Christian; ROTH, Klaus. Escola da bola: um abc para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte, 2002.
MATOS, Zélia Maria. Contributos para a compreensão da pedagogia do desporto. In: TANI, Go; BENTO, Jorge Olímpio; PETERSEN, Ricardo Demétrio de Souza. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2006.
LANES, Bruno Minuzzi; MARQUES FILHO, Cesar Vieira; OLIVEIRA, Raquel Valente de; RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia motriz: novas proposições para o treinamento dos jogos esportivos coletivos. Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 308–325, 27 jul. 2018.
LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 2, p. 36–246, 2009.
MASSA, Marcelo; UEZU, Rudney; PACHARONI, Rafael; BOHME, Maria Tereza Silveira. Iniciação esportiva, tempo de prática e desenvolvimento de judocas olímpicos brasileiros. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 36, n. 2, p. 383–395, jun. 2014.
MELO, Flávio Anderson Pedrosa; MUNSTER, Mey Abreu Van. Iniciação esportiva em cadeira de rodas: estruturação de um programa para crianças com deficiência física. Pensar a Prática, v. 19, n. 1, 31 mar. 2016.
MENDES, Ricardo Rodrigues; MATOS, José Arlen Beltrão de; PINHO, Amílcar Cardoso de. Propostas metodológicas da iniciação esportiva escolar. Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama, v. 1, n. 1, 2010.
MORENO, José Hernández; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; RIBAS, João Francisco Magno; SILVA, Sabrine Damian Da; SILVA, Leonardo Machado da. Análise das grades curriculares dos cursos superiores de educação física do Brasil sob a perspectiva da praxiologia motriz. Acción motriz, n. 20, p. 47–62, 2018.
MORENO, José Hernández; GÓMEZ, Raúl; BRAVO, Daniel Cinta; VELÁZQUEZ, Alfredo Carralero; ALTUVE, Eloy. Análisis de los contenidos curriculares de la formación de los docentes de Educación Física en Iberoamérica: los casos de Argentina, Chile, Costa Rica, Cuba, Ecuador, España, México, Paraguay, Perú y Venezuela. Revista Iberoamericana de Educación, v. 45, n. 1, p. 1–16, 2008.
NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do; GAION, Patrícia Aparecida; OLIVEIRA, Augusto Moura de. A pedagogia do esporte como abordagem de ensino nos programas de iniciação aos jogos esportivos coletivos. Revista Digital - Buenos Aires, v. 14, n. 140, 2010.
NORA, Daiane Dalla; WELTER, Janaíne; WELTER, Jaqueline; BUFFON, Elciana; RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia motriz, trabalho pedagógico e didática na educação física. Movimento, v. 22, n. 4, p. 1365–1378, 18 dez. 2016.
OLIVEIRA, Rodrigo Falcão Cabral de; MELO, Marcelo Soares Tavares de; OLIVEIRA, Sávio Assis de; SOUZA JÚNIOR, Marcílio. Concepção e ensino do esporte no Programa Inspiração Internacional: compreensão e ações pedagógicas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 4, p. 391–398, 2019.
OLIVEIRA, José. (org.). O ensino dos jogos desportivos. 2. ed. Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física. Universidade do Porto: Porto, 1995.
PAES, Roberto Rodrigues. Educação física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Ed. Ulbra, 2001.
PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
PARLEBAS, Pierre. Juegos, deportes y sociedades: léxico de praxiología motriz. Tradução de Fernando Gonzáles del Campo Román. Madrid: Paidotribo, 2001.
PARLEBAS, Pierre. Jeux, sports et sociétés: lexique de praxéologie motrice. Paris: Institut du sport et de l´éducation physique, 1999.
RAMOS, Adamilton Mendes; NEVES, Ricardo Lira Rezende. A iniciação esportiva e a especialização precoce à luz da teoria da complexidade: notas introdutórias. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 1–8, 20 mar. 2008.
RIBAS, João Francisco Magno. Contribuições da praxiologia motriz para a educação física escolar: uma experiência na escola municipal Santa Helena-Santa Maria-RS. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/contribuicoes-praxiologia-motriz-para-educacao-fisica-escolar-uma-experiencia-escola-municipal-santa-helena-santa-maria-rs/. Acesso em: 02 fev. 2020.
RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia motriz: construção de um novo olhar dos jogos e esportes na escola. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 2, 2005.
RIBAS, João Francisco Magno. Jogos e Esportes: fundamentos e reflexões da praxiologia motriz. Santa Maria–RS: Editora UFSM, 2008.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, v. 20, n. 2, 2007.
SADI, Renato Sampaio; COSTA, Janaína Cortês; SACCO, Bárbara Torres. Ensino de esporte por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 17–26, 14 mar. 2008.
SAMPAIO, Daisy Fernandes; VALENTINI, Nadia Cristina. Iniciação esportiva em ginástica rítmica: abordagem tradicional e o clima motivacional para a maestria. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, n. 1, p. 1–10, mar. 2015.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do jogo: O processo organizacional dos Jogos Esportivos Coletivos enquanto modelo metodológico para o ensino. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 1, 2017.
SCAGLIA, Alcides José. A pedagogia do esporte e as novas tendências metodológicas. Nova Escola, v. 29, 2014.
SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller; LEONARDO, Lucas; LIZANA, Cristian. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo de organizacional sistêmico. Movimento, v. 19, n. 4, p. 227–249, 23 ago. 2013.
SCAGLIA, Alcides José. O futebol e as brincadeiras de bola: a família dos jogos de bola com os pés. São Paulo: Phorte. 2011.
SCAGLIA, Alcides José. A família dos jogos de bola com os pés. Jogo: um sistema complexo. In Freire, João Batista, Venâncio, Silvana. (Orgs.) O jogo dentro e fora da escola. Campinas: Autores Associados. 2005.
SILVA, Rogério Matos Pimentel; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e iniciação esportiva tardia: perspectivas a partir da modalidade basquetebol. Pensar a Prática, v. 13, n. 1, 5 maio 2010.
Taques, Marcelo José; Stora, Fernando. O processo de intervenção docente por meio do conteúdo esporte: saberes, desafios e reflexões. Anais Educere. XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba Pr. 2015.
VENDITTI JR, Rubens; SOUSA, Marlus Alexandre. Tornando o “jogo possível”: reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogos desportivos coletivos e a aprendizagem. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 47–58, 14 mar. 2008.
VIANA, Maick da Silveira; ANDRADE, Alexandro; BRANDT, Ricardo. Iniciação esportiva de velejadores Brasileiros: um estudo qualitativo diagnóstico. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 33, n. 2, p. 283–301, 2011.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin Romanowski. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista de Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, 2014.