Jogos eletrônicos no ensino médio: Uma proposta pedagógica na rede estadual de ensino de Santa Catarina

Por Ana Flávia Backes (Autor), Jaqueline da Silva (Autor), Allana Alencar (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2023 . páginas 142 - 156

Resumo

A sociedade contemporânea tem apresentado uma gama de desafios impulsionados, principalmente, pela expansão irrefreável das tecnologias. Nas mudanças ocorridas nos diferentes campos do saber e nas relações que se instauram no processo de ensino-aprendizagem, essa dinamicidade não poderia ser diferente (CARDOSO; MARTINS; RESENDE, 2021). É na educação que reside o propósito de formar crianças e adolescentes para se tornarem cidadãos atuantes nos diferentes segmentos e setores da sociedade. Portanto, o empenho de pesquisadores e educadores pela busca de metodologias aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem tem apontado a necessidade de novas e variadas abordagens educacionais. No tocante à inovação educacional, acredita-se que as mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas devam envolver um posicionamento crítico-reflexivo face às práticas pedagógicas tradicionais. Essas necessidades surgem em função das constantes mudanças da sociedade, reforçando a tradição de uma Educação Física que necessita ser (re)pensada e renovada pelos sentidos, pelos valores e pelas práticas que emergem da dinâmica sociocultural (BETTI, 2011). Do ponto de vista legal, é importante ressaltar que tanto os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 2000) quanto a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) preveem as tecnologias integradas à Educação Física no contexto escolar.