Jogos eletrônicos no ensino médio: Uma proposta pedagógica na rede estadual de ensino de Santa Catarina

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2023 . páginas 142 - 156

Resumo

A sociedade contemporânea tem apresentado uma gama de desafios impulsionados, principalmente, pela expansão irrefreável das tecnologias. Nas mudanças ocorridas nos diferentes campos do saber e nas relações que se instauram no processo de ensino-aprendizagem, essa dinamicidade não poderia ser diferente (CARDOSO; MARTINS; RESENDE, 2021). É na educação que reside o propósito de formar crianças e adolescentes para se tornarem cidadãos atuantes nos diferentes segmentos e setores da sociedade. Portanto, o empenho de pesquisadores e educadores pela busca de metodologias aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem tem apontado a necessidade de novas e variadas abordagens educacionais. No tocante à inovação educacional, acredita-se que as mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas devam envolver um posicionamento crítico-reflexivo face às práticas pedagógicas tradicionais. Essas necessidades surgem em função das constantes mudanças da sociedade, reforçando a tradição de uma Educação Física que necessita ser (re)pensada e renovada pelos sentidos, pelos valores e pelas práticas que emergem da dinâmica sociocultural (BETTI, 2011). Do ponto de vista legal, é importante ressaltar que tanto os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (BRASIL, 2000) quanto a atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) preveem as tecnologias integradas à Educação Física no contexto escolar.