Resumo
O trabalho aborda a utilização de jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. A cultura lúdica dos jogos e das brincadeiras compõe a estrutura pedagógica da disciplina de Educação Física desde o início do século XX, entretanto, as ferramentas utilizadas em sala de aula no que compete a essa temática não acompanharam as evoluções da contemporaneidade. As formas atuais dos jogos e das brincadeiras se identificam com as circunstâncias de uma sociedade envolvida em uma cultura midiática e eletrônica. Nesse sentido, o trabalho tem como problema a seguinte questão: o desenvolvimento dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física promove a participação, a motivação e a emancipação dos estudantes em suas atividades? Como objetivo geral: analisar o desenvolvimento dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física e suas possibilidades de protagonismos e emancipação dos estudantes. Já os objetivos específicos são: a) conhecer formas de protagonismos e emancipação dos estudantes a partir dos jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física; b) desvelar as possibilidades de interação dos estudantes por meio das atividades envolvendo os jogos eletrônicos nas aulas; c) identificar os desafios encontrados pela professora-pesquisadora no desenvolvimento de atividades com jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. A metodologia foi de cunho qualitativo, utilizando como instrumentos de coleta de dados o questionário e a observação participante. Os participantes da pesquisa foram estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Santo Antônio do Leverger-MT. Eles participaram de uma intervenção pedagógica desenvolvida em três etapas: 1) aplicação do questionário inicial, realizando o diagnóstico sobre o conhecimento dos estudantes acerca dos jogos eletrônicos; 2) execução da unidade didática com o intuito de investigar as contribuições presentes no ensino dos jogos eletrônicos enquanto conteúdo nas aulas de Educação Física; 3) aplicação do questionário final, possibilitando aos estudantes relatarem a experiência durante a realização da unidade didática. O procedimento de análise de dados adotado foi a análise temática empregando a sistematização das ideias iniciais, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Por meio da proposta desenvolvida, foi constatado que o conteúdo dos jogos eletrônicos motivou os alunos, aumentando a participação e a interação durante as aulas.