Resumo

A relevância dos eventos esportivos escolares assume papel proeminente tanto em nível pessoal quanto profissional e acadêmico. Vivenciar eventos dessa magnitude desde a infância pode exercer impacto relevante no desenvolvimento integral desses jovens, colaborando nas escolhas de vida, como hábitos mais fisicamente ativos, escolhas profissionais e até relações interpessoais. Esse trabalho tem como objetivo buscar na literatura trabalhos que abordem o tema proposto, a fim de expor que os Jogos Escolares (JE) tende mais para o esporte de rendimento e não mais o esporte educacional o qual devia ser proposto no ambiente escolar. Para este trabalho foi realizada uma revisão de literatura que objetivou uma pesquisa quantitativa do número de trabalhos científicos produzidos nas principais revistas da Educação Física sobre a temática de jogos escolares e esporte educacional. No decorrer do levantamento, buscando filtrar todos os artigos que tinham como tema o esporte educacional e jogos escolares, além da leitura dos títulos, procedeu-se a análise dos resumos e das palavras-chave (1ª fase) e, por fim, a leitura do artigo completo (2ª fase). Verificando os resultados dos estudos, infere-se que, no recorte temporal abordado, não havia equidade nas condições de participação entre escolas públicas e entre os estados nos Jogos Escolares Brasileiros. Ademais, a predominância de uma lógica voltada ao esporte de rendimento no evento evidencia traços de seletividade, o que pode representar prejuízos para os estudantes, ao reduzir suas oportunidades de participação e desenvolvimento.

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