Resumo

A pessoa com deficiência visual possui um atraso no seu desenvolvimento motor, em decorrência das poucas oportunidades que elas possuem ao longo da vida. Nesse sentido, sabemos da importância da prática de atividade física para essas pessoas, tendo em vista que ela contribui para o desenvolvimento global da pessoa. As informações retiradas do meio e a aprendizagem de gestos e habilidades motoras contribuem na formação e no desenvolvimento motor dessas pessoas. Na busca de possibilitar essas práticas, em específico as modalidades esportivas paraolímpicas, a Confederação Brasileira de Desportos para Cegos - CBDC realizou o 1º Jogos Escolares Brasileiros para crianças e jovens com deficiência visual em idade escolar. Esse evento é o tema principal do nosso trabalho e temos como objetivo, estudar, avaliar e documentar o Iº Jogos Escolares Brasileiros da CBDC, realizado na cidade de São Paulo, no período de 12 a 15 de novembro de 2004. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, sendo especificamente um estudo de caso e, como instrumento de pesquisa, utilizamos a análise documental feita através da análise de relatórios, projetos e ofícios da CBDC, relacionados a esse evento. Assim, analisamos e avaliamos (discutimos) o processo pedagógico e técnico utilizados nas modalidades de atletismo, goalball, natação, judô, futebol B1 e xadrez; o processo histórico dessas modalidades no Brasil; o papel político-social desse evento junto às instituições, a CBDC e o Comitê Paraolímpico Brasileiro - CPB e, por fim, o papel das instituições de ensino superior enquanto agentes influenciados e influenciadores pelas manifestações culturais e esportivas, para e pela sociedade. Observamos então que esse evento teve um caráter principal de proporcionar a 'vivência' esportiva em algumas modalidades, porém pedagogicamente e tecnicamente as condições dos alunos/atletas foram respeitadas. Quanto ao processo histórico, apesar desse evento não exigir de fato o alto rendimento, esses jogos contribuíram para a detecção de novos talentos e, assim, para a formação de atletas de base. Notamos também que as políticas das instituições foram respeitadas e os órgãos máximos, no caso CBDC e CPB, buscaram e buscam cumprir com os objetivos e deveres em relação ao desenvolvimento de eventos voltados para o desporto escolar. Pudemos notar que esses eventos tem contado cada vez mais com a participação e envolvimento de universidades, demonstrando que atualmente essa área do esporte adaptado está abrindo espaços para discussões nas mesmas, pois oferece estudos referentes a ela, em cursos de especialização, mestrado, doutorado e nas disciplinas da graduação. Por ter sido o 1º Jogos Escolares da CBDC, muitos pontos merecem reflexão, como a forma trabalhada, as regras adotadas e o cumprimento de seus reais objetivos. Assim, esperamos que essas análises e documentação aqui registrados, possam contribuir na realização de eventos futuros 

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