Jogos Escolares Brasileiros: Vestígios Acadêmicos a Maneira de Uma Revisão de Literatura
Por André Almeida Cunha Arantes (Autor), Katia Rubio (Autor).
Em Olimpianos - Journal of Olympic Studies v. 6, n 1, 2022. Da página 285 a -
Resumo
Os Jogos Estudantis Brasileiros foram criados no final dos anos 60 e tinham como finalidade a descoberta de talentos esportivos e o fomento de uma relação segura entre os atletas escolares e o governo. Durante mais de cinco décadas, este evento mudou várias vezes de nomenclatura, incluiu novas modalidades, teve diferentes organizadores e finalidades. O objetivo deste artigo foi levantar informações acerca das cinco décadas de existência dos Jogos Escolares Brasileiros, levando em consideração as suas diferentes denominações ao longo do tempo. Esta é uma pesquisa de revisão bibliográfica. Buscou-se no Google acadêmico e no Portal de Busca Integrada da Universidade de São Paulo artigos relacionados aos Jogos Escolares Brasileiros e todas as variações de nomenclatura deste evento. Para análise dos 22 artigos selecionados foram criadas duas unidades temáticas e quatro subunidades. As pesquisas aqui selecionadas dependeram em grande parte da disponibilidade de documentos oficiais para sua realização. Ter o acesso a estes documentos, possibilitou entrar em contato com a riqueza de detalhes deste evento, que confirmam sua importância para o engajamento de jovens no esporte e seu papel na formação de atletas. Por isto, a preservação deste material, impresso e digital, em bibliotecas do poder público como as do Ministério do Esporte e Ministério da Educação, nas bibliotecas dos cursos de Educação Física e Esportes, e do setor privado, como a biblioteca do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é de vital importância para a preservação da memória do esporte escolar
Referências
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