Resumo

Neste trabalho apresento resultados de uma pesquisa onde o objetivo foi descrever e analisar as experiências de professores de Educação Física com os Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG. Esta pesquisa teve caráter qualitativo, buscando compreender os significados dos jogos escolares e do fenômeno esportivo atribuídos pelos professores, sujeitos da pesquisa. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores de EF, das diversas redes de ensino. Como metodologia para analisar os dados utilizou-se como inspiração a análise de conteúdo, através de técnicas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. O JEMG é uma ação do Governo de Minas Gerais, realizado por duas secretarias, a SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) e a SEE (Secretaria de Estado de Educação) cuja a execução do evento é feita pela FEEMG. Encontramos contradições entre os objetivos declarados do evento e suas ações e características. O discurso afirma que a competição é uma ferramenta pedagógica, que auxilia na construção da cidadania, de forma educativa e democrática, onde busca-se a sociabilidade e a integração. No entanto, suas ações buscam o desenvolvimento de uma competição esportiva com características do esporte de alto rendimento.

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