Resumo

Ao entender o esporte com finalidades educativas, faz-se necessário atentar-se para a importância da competição neste processo, pois está presente nas atividades cotidianas do homem contemporâneo e é um componente da vida humana. Ao atribuir o caráter pedagógico aos eventos competitivos pode-se alcançar resultados positivos na formação dos escolares. Nesse sentido, as competições esportivas escolares devem estar alinhadas as ações pedagógicas da escola e, para isso, estar organizada a fim de atender as demandas educacionais. O objetivo geral deste estudo foi analisar os Jogos Escolares do Tocantins, na categoria de 12 a 14 anos na modalidade futsal, para verificar se as normas propostas estão de acordo com os pressupostos pedagógicos do ensino do esporte da escola. Entre os objetivos específicos buscamos indicar uma proposta competitiva a partir das percepções dos professores participantes dos Jogos Escolares e da pesquisa na literatura sobre o tema, que atendam às necessidades pedagógicas da formação do aluno na faixa etária de 12 a 14 anos. Esta é uma pesquisa documental e de campo, de natureza qualitativa, de caráter descritivo, exploratório e propositiva. Esta proposta foi construída a partir das entrevistas realizadas com professores do estado do Tocantins, que participaram da fase estadual do JET’s, no ano 2019, na modalidade futsal e que forneceu elementos para a proposição de uma competição piloto. Identificamos que os Jogos Escolares do Tocantins carecem de alguns ajustes na referida modalidade e categoria, no que tangem os aspectos burocráticos, bem como as normas e regulamento para que atendam aos pressupostos pedagógicos do esporte. Como produto foi gerado um guia em que os gestores esportivos da área da educação e os professores de Educação Física que trabalham com equipes escolares possam utilizar como orientador na organização de campeonatos esportivos escolares, a fim de atender as possibilidades pedagógicas desse evento.

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