Jogos esportivos, escola, contraturno e currículo de formação superior em Educação Física
Por Jandre Santiago Amorim de Araujo (Autor), Andersen de Moura Veiga (Autor), Ana Beatriz de Souza Tavares (Autor), Felipe Canan (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 5, 2023.
Resumo
Objetivou-se identificar o perfil de conteúdos técnico-instrumentais relacionados aos jogos esportivos nos cursos de Educação Física das instituições de ensino superior de Manaus. A pesquisa é quantitativa, descritiva e documental e investigou as grades curriculares dos cursos citados. Identificou-se que a maioria deles (licenciatura e bacharelado), adota os jogos esportivos tradicionais (basquetebol, futebol/futsal, handebol e voleibol) como disciplinas, abrindo pouco espaço para jogos esportivos não tradicionais específicos ou em categorias. Ao mesmo tempo, pouco ofertam em termos de disciplinas esportivo-pedagógicas, que poderiam contribuir para uma maior compreensão do esporte na escola e sociedade. Conclui-se que a formação superior em educação física no contexto estudado tem corroborado o tradicionalismo e baixa pluralidade em relação ao conhecimento sobre jogos esportivos na escola, contraturno e sociedade.