Resumo

Neste artigo apresentaremos o projeto de Jogos Estudantis desenvolvido no município de Ilhabela. No desenvolvimento da proposta buscamos resignificar os valores, historicamente construídos, da competição interescolar do município, minimizando as características do esporte-rendimento, e idealizando os valores relacionados ao esporte-educação como base para a construção dos Jogos Estudantis. Com isso, esperávamos que os jogos adquirissem uma real importância pedagógica para as escolas, possibilitando ações educacionais das mais variadas áreas de conhecimento, promovendo um processo de ensino/aprendizagem que considera o aluno e o que o coloca como protagonista de sua educação. Foi preciso adequação do formato da competição e, para isso, foram necessárias reuniões entre os professores de Educação Física da Secretaria de Educação, que são os idealizadores do projeto. Identificamos nas primeiras etapas já desenvolvidas um maior envolvimento dos alunos na construção dos jogos, bem como uma relação mais saudável entre os estudantes das diferentes escolas do município. Além disso, foi possível perceber que os Jogos Estudantis deixaram de ser apenas um jogo entre duas equipes, ampliando para uma ferramenta pedagógica que transformou as competições em um ambiente de construção coletiva, desenvolvimento da autonomia, respeito à diversidade, inclusão e que visa à educação integral do aluno.

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