Jogos Indígenas Para e Na Educação das Relações Étnico-Raciais no Projeto “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer”
Por Érica Vecchia (Autor), Miriã Martins de Brito (Autor), Samuel Feliciano Pereira (Autor), Leonardo Sampaio de Souza (Autor), Lia Casare Lopes (Autor), Matheus Oliveira Santos (Autor), Luiz Gonçalves Junior (Autor).
Resumo
O trabalho com a educação das relações étnico-raciais (ERER) é fundamental no Brasil decorrente aos mais de quinhentos anos de discriminação racial sofrida pelas populações de origem africana e indígena. Diante de tal contexto e desenvolvendo um projeto de extensão universitária de natureza sócio-educativa, resolvemos realizar uma intervenção com jogos de distintos povos indígenas viventes no território hoje denominado Brasil, com as crianças e adolescentes participantes, atentos a trabalharmos favoravelmente para e na ERER. Da intervenção construímos este relato de experiência, consubstanciado de reflexões em referencial teórico-metodológico, o qual consideramos possibilitar aprimoramento crítico da ação-reflexão-ação com os/as participantes do projeto, bem como, pela divulgação, o favorecimento de desenvolvimento de outros trabalhos voltados a ERER.
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