Resumo

O trabalho com a educação das relações étnico-raciais (ERER) é fundamental no Brasil decorrente aos mais de quinhentos anos de discriminação racial sofrida pelas populações de origem africana e indígena. Diante de tal contexto e desenvolvendo um projeto de extensão universitária de natureza sócio-educativa, resolvemos realizar uma intervenção com jogos de distintos povos indígenas viventes no território hoje denominado Brasil, com as crianças e adolescentes participantes, atentos a trabalharmos favoravelmente para e na ERER. Da intervenção construímos este relato de experiência, consubstanciado de reflexões em referencial teórico-metodológico, o qual consideramos possibilitar aprimoramento crítico da ação-reflexão-ação com os/as participantes do projeto, bem como, pela divulgação, o favorecimento de desenvolvimento de outros trabalhos voltados a ERER.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília: Casa Civil, 2008a.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2008b.

BRITO, M. M. MONTRONE, A. V. G. Motricidades del sur: contando historias infantiles en el contexto hospitalário. Estudios Pedagógicos, v. 49 (Especial), p. 21-39, 2023.

CAMPOS, M. D. SURear, NORTear y ORIENTar: puntos de vista desde los hemisférios. In: LEYVA, X. et al. (org.). Prácticas otras de conocimiento(s): entre crisis, entre guerra(s) (Tomo II). Chiapas: Retos, 2015. p. 433-458.

CAMPOS, S. E. A.; CORRÊA, D. A.; GONÇALVES JUNIOR, L. Motricidades del sur: congada de San Benedicto en Ilhabela – Brasil. Retos, v. 44, n. 2, p. 918-927, 2022.

CANCLINI, N. G. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003.

CASTRO, L. Guaranis: quem são, cultura e características desse povo indígena. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/indios-guarani/. Acesso em: 19 mai. 2024.

DENZIN, A. S.; GONÇALVES JUNIOR, L. Africanidades para e na educação das relações étnico-raciais. Motricidades: Rev. SPQMH, v. 2, n. 2, p. 91-105, 2018.

FANON, F. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FREIRE, P. A sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’água, 2001.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GUARANI. In: Enciclopédia povos indígenas no Brasil. Instituto Socioambiental. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani. Acesso em: 26 mai. 2024.

GONÇALVES JUNIOR, L. Dialogando sobre a capoeira: possibilidades de intervenção a partir da motricidade humana. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 700-707, 2009.

GONÇALVES JUNIOR, L. Etnomotricidade: multiculturalismo e educação física escolar. In: CARREIRA FILHO, D.; CORREIA, W. R. (org.). Educação física escolar: docência e cotidiano. Curitiba: CRV, 2010. p. 49-67.

GONÇALVES JUNIOR, L. Plano de trabalho do projeto de extensão “vivências em atividades diversificadas de lazer” (2023). São Carlos: Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos, 2022.

GONÇALVES JUNIOR, L.; SANTOS, M. O. Brincando no jardim: processos educativos de uma prática social de lazer. In: EDUCERE – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PRAXIS, 7, 2006, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2006. p. 1902-1915.

HERRERO, M.; FERNANDES, U.; FRANCO NETO, J. V. Jogos e brincadeiras do povo Kalapalo. São Paulo: SESC, 2006.

LIMA, M. S.; GONÇALVES JUNIOR, L.; FRANCO NETO, J. V. A construção do corpo indígena kalapalo (Alto Xingu - Brasil): processos educativos envolvidos. Políticas Educativas. v. 1, p. 146-155, 2008.

MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

MATTOS, C.A. História da Peteca. 2020. Disponível em: https://cbpeteca.org.br/historia-da-peteca/. Acesso em: 24 mai. 2024.

MEIRELLES, R. Aldeia Nasepotiti. Território do Brincar. 19 Mar 2014a. Seção: Brincadeiras > Olhares do Território do Brincar > Olhar para as Comunidades. TAG: Terra Indígena Panará. Disponível em: https://territoriodobrincar.com.br/biblioteca-cat/olhares-brasil/aldeia-nasepotiti/ Acesso em: 25 maio 2024.

MEIRELLES, R. Brincadeira da onça. Território do Brincar. 14 mar 2014b. Seção: Brincadeiras. TAG: Terra Indígena Panará. Disponível em: https://territoriodobrincar.com.br/brincadeiras/brincadeira-da-onca-2/# Acesso em: 25 maio 2024.

MELO, V. A. Lazer e minorias sociais. São Paulo: Ibrasa, 2003.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

OLIVEIRA, M. W.; SILVA, P. B. G.; GONÇALVES JUNIOR, L.; MONTRONE, A. V. G.; JOLY, I. Z. L. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, M. W.; RODRIGUES, F. S. (org.). Processos educativos em práticas sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 29-46.

OLIVEIRA, R. C. Viagem ao território Tükúna. In: OLIVEIRA, R. C. Os diários e suas margens: viagem aos territórios Terêna e Tükúna. Brasília: Editora Universidade de Brasília; Fundação Biblioteca Nacional, 2002. p. 271-338.

PEREIRA, A. S. M. Práticas corporais indígenas: jogos, brincadeiras e lutas para implementação da Lei 11.645/08 na Educação Física escolar. Fortaleza: Aliás, 2021.

PEREIRA, A. A.; GONÇALVES JUNIOR, L.; SILVA, P. B. G. Jogos africanos e afro-brasileiros no contexto das aulas de educação física. In: CONGRESSO DA ASSOCIATION INTERNATIONALE POUR LA RECHERCHE INTERCULTURELLE (ARIC): diálogos interculturais: descolonizar o saber e o poder, 12, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2009. Disponível em: http://aric.edugraf.ufsc.br/congrio/html/anais/anais.html - Acesso em: 22 dez. 2020.

PIB - Povos Indígenas no Brasil. Instituto Socioambiental (ISA). 26 maio 2021. Seção: Povos Indígenas no Pará e Povos Indígenas no Mato Grosso. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Panar%c3%a1#Fontes_de_informa.C3.A7.C3.A3o. Acesso em: 25 maio 2024.

POVOS INDÍGENAS: história, cultural e lutas. In: Fundo Brasil. 2024. Disponível em: https://www.fundobrasil.org.br/blog/povos-indigenas-historia-cultura-e-lutas/ Acesso em: 12 jun. 2024.

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Bororo. Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/bororo/1580. Acesso em: 7 dez. 2015a.

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Jarawara. 2021. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Jarawara. Acesso em: 30 mai. 2024.

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Ticuna. Disponível em: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/ticuna/1949. Acesso em: 7 dez. 2015b.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 73-118.

RIGHI FILHO, L. J. A identificação no futebol: o jogador como estrela a ser seguida. 2009. 81f. Monografia (Graduação em Jornalismo). Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

RODRIGUES, C.; GONÇALVES JUNIOR, L. Ecomotricidade: sinergia entre educação ambiental, motricidade humana e pedagogia dialógica. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 4, p. 987-995, 2009.

SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Epistemologias do sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009, p.23-71.

SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. Introdução. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (org.). Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 9-19.

SÉRGIO, M. Motricidade humana: o itinerário de um conceito. Motricidades: Rev. SPQMH, v. 6, n. 1, p. 15-25, 2022.

SILVA, P. B. G.; BERNARDES, N. M. G. Roda de conversas: excelência acadêmica é a diversidade. Educação, v. 30, n. 1, p. 53-92, 2007.

SOARES, A. J. G.; BARROS, F. L. P.; BRANDI NETO, J. R.; MELO, L. B. S.; BARTHOLO, T. L. Mercado, escola e a formação de jogadores de futebol no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 16 / CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 3, 2009, Salvador. Anais... Salvador: CONBRACE/UFBA, 2009, p. 1-11.

SOUZA, C. A. M. de; VAZ, A. F.; BARTHOLO, T. L.; SOARES, A. J. G. Difícil reconversão: futebol, projeto e destino em meninos brasileiros. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 14, n. 30, p. 85-111. 2008.

TIB - Terras Indígenas no Brasil. Instituto Socioambiental (ISA). 2024. Disponível em: https://terrasindigenas.org.br/pt-br/terras-indigenas/4073#sobre. Acesso em: 25 maio 2024.

VEIGA, E. Peteca: a criação indígena que ganhou o mundo. 2024. Disponível em: https://revistapb.com.br/brasileirismos/peteca-a-criacao-indigena-que-ganhou-o-mundo/. Acesso em: 27 mai. 2024.

WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

WIKIVERSIDADE. Wikinativa/Xavante. [s. d]. Disponível em: https://pt.wikiversity.org/wiki/Wikinativa/Xavante. Acesso em: 19 mai. 2024.

WERNECK, C. L. G. Lazer, trabalho e educação: relações históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: UFMG/CELAR, 2000.

Acessar