Jogos Internos Como Proposta de Intervenção Pedagógica na Educação Física Escolar
Por José Henrique de Almeida Costa (Autor), Jonatas Maia da Costa (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente texto aborda aspectos de uma proposição de investigação científica vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Rede (PROEF-UNESP, polo UnB). Trata-se, mais especificamente, do processo de percurso formativo no âmbito do mestrado profissional e, por conseguinte, resultará num produto de dissertação acadêmica. O estudo toma como objeto a organização dos jogos internos na escola como prática pedagógica numa perspectiva ampliada de conhecimento e associada a concepção de educação intergral de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2013). O programa de educação está alicerçado sobre os pilares da educação1 desenvolvendo o protagonismo juvenil e a autonomia cidadã. Desta forma compreendemos que os jogos internos pode, e deve, contribuir com o desenvolvimento dessas competências pessoais, e consequentemente na formação integral dos estudantes.