Resumo

As atividades lúdicas são a melhor forma de realizar processos de treinamento com crianças. O objetivo foi: Desenvolver habilidades motoras grossas com crianças de 8 a 10 anos, do Clube Deportivo Futbolero de Puerto Colombia-Atlántico, por meio de um programa de jogos motores. Tratou-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e delineamento experimental, da qual participaram 25 meninos. Através da aplicação, em forma de diagnóstico, de uma bateria de 5 testes de campo (condução de bola, corrida de 30 metros, flexão de tronco, extensão de cotovelo, coordenação de escada) que visa avaliar diferentes aspectos da motricidade grossa, o estado geral do grupo foi avaliado, em média os resultados foram: ruim, regular com tendência a deficiência, regular, bom e regular, respectivamente. A partir da avaliação, foi elaborado e implementado um programa de jogos motores, incluindo atividades como: caminhar, correr, chutar, pular, arremessar, entre outras; estimular o desenvolvimento psicomotor desses padrões e habilidades motoras. Após a nova aplicação dos testes, após a execução do programa, os resultados médios de todos os testes foram bons, com tendência à excelência no caso do teste de extensões de cotovelo. Em conclusão, o programa de jogos motores gerou efeitos positivos em todos os aspectos avaliados, observando melhorias significativas na transferência de habilidades motoras para a execução de fundamentos básicos do futebol, como marcação e condução de bola, na prática esportiva.

Referências

Ballano Gonzalo, F., y Esteban Arroyo, A. (2017). Promoción de la salud y apoyo psicológico al paciente (1ª ed.). Editorial Editex.

Barragán Corrales, C.R. (2019). La coordinación motriz aplicada al fútbol en niños de 8 a 10 años para asegurar la adquisición de fundamentos técnicos [Bachelor Tesis. Universidad de Guayaquil]. http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/41276

Bejarano Zavala, A.A. (2015). Las capacidades coordinativas y su relación con el mejoramiento de la técnica del pase y control en el fútbol en niños de 8 a 10 años, en la Escuela Provincia el Oro, de la Parroquia Yora, Cantón Cayambe, año 2014 [Tesis Licenciatura. Universidad Técnica del Norte]. http://repositorio.utn.edu.ec/handle/123456789/4423

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