Jogos Olímpicos

Parte de Evolução Histórica da Ginástica Olímpica . páginas 69

Resumo

1. Primeiro Período (1896-1952) 
Segundo Langlacle (1970), "nos Jogos Olímpicos de Atenas, cm l 896, o programa da competição de Gin.astic2 incluía, entre outras provas, as barras paralelas (individual e por equipe), a barra fixa (individual e por equipe), cavalo com arções, salto sobre o cavalo e subida na cada vertical; em 1900, houve urna competição combinada, que compreendia também o salto em altura, salto com vara, salto em distãncia e o cabo de guerra; em 1904, foi novamente realizado o programa como Atenas; em Londres, em 1908, as equipes eram compostas de muitos ginastas, superiores a 50, tendo sido re-dlizario um hotiatidon-; em 1912, em Estocolmo, os suecos novamente venceram a competição, e o italiano Braglia manteve o seu titulo de campeão individual; em 1924, o sistema sueco caiu e o programa original de 1896 foi restaurado; em 1932, em Los Angeles, os americanos inseriram o nern.Hing e as massas com balanc2amento, que foram eliminadas em seguida pelos alemães".

O programa de Ginástica nos Jogos Olímpicos sofreu muitas modifi.cações,

Nos Jogos Olimpicos de Amsterdã, em 1928, apareceram na área da Ginástica as damas, execu-tando exercícios em conjunto nas paralelas masculinas baixas. Diversas ginastas executavam uma série idêntica ao mesmo tempo em diversas paralelas.

As moças começaram a competir nos aparelhos masculinos, tendo executado séries na paralela masculina baixa e nas argolas com balanço (demonstrações), além de exercícios em conjunto,

As paralelas assimétricas (barras a duas alturas) e a trave de equilíbrio sir.5 foram introduzidas rias competições femininas nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, quando as provas femininas foram incluídas, oficialmente, pela primeira vez.

As competições realizadas até os Jogos Olímpicos de 19.36, ria Alemanha, foram sempre diferen-ciadas de uma para outra, dependendo do pais organizador dos Jogos.

A partir de Berlim, 1936, a competição masculina passou a ser sempre realizada com os seis aparelhos tradicionais: solo, cavalo, argolas, salto, paralela e barra fixa" (Norris McWhirter, Encyclopaáia of Sport, p.164-165). 

Arquivo