Resumo

Este texto faz uma reflexão sobre a possível aproximação entre o processo de ensino-aprendizado da ginástica na escola e o acontecimento das competições de ginástica nos jogos olímpicos. A ideia é partir da curiosidade gerada pelas imagens e sons da ginástica espetacular, apreciadas e narradas pelos alunos e alunas, para dialogar, reorganizar, ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre a mesma. Contudo, pretende-se ir além, confrontando-a por meio da projeção de imagens e sons de outras formas de manifestações gímnicas, proporcionando aos alunos e as alunas a elaboração e significação de suas próprias formas de praticar a ginástica, possibilitando a realização de seus próprios espetáculos de ginástica e a produção de suas próprias imagens e sons. O intuito é que os alunos e as alunas alcancem uma compreensão da ginástica de maneira mais aproximada das sistematizações científicas sobre o termo podendo apreciá-la e pratica-la nas suas diversas formas de manifestação ao longo de suas vidas. Por fim, espera-se que a reflexão realizada possa contribuir para o processo de ensino-aprendizado da ginástica nas escolas.

Acessar