Resumo

Esta pesquisa foi motiva­da por nosso interesse em co­nhecer a importância que têm os Jogos de Oposição como nova metodologia para ensi­nar Esportes de Combate na Educação Física Escolar, onde desvinculamos o ensino de lu­tas da violência, através de atividades relacionadas com jogar, com ter prazer pelo fa­zer e pode ser desenvolvida por alunos de várias faixas etárias. Os Jogos de Oposição constituem um fim em si mes­mo – a atividade lúdica não demanda metas extrínsecas, muito ao contrário, representa mais o desfrutar de meios, di­vertir-se com sua participação e superar-se. Aqui temos um paradoxo: o jogo é um fim, entretanto o utilizamos como conteúdo educativo. Ao mes­mo tempo a solução está na análise dos participantes que encontram o jogo como um fim e nós, educadores, o uti­lizamos como instrumento de aprendizagem. Estes con­teúdos metodológicos foram trabalhados pelos alunos de Licenciatura em Educação Fí­sica, da Universidade Fede­ral do Paraná (UFPR – Brasil) e também foram experimen­tados em diversas escolas pú­blicas de Curitiba, Paraná, com êxito total. Também re­alizamos pesquisa similar na Universidade Católica de Va­lencia, Espanha onde encon­tramos analogia com os resul­tados obtidos na UFPR.

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