Jogos Paralímpicos Rio 2016: Media Press Center (mpc) e a Experiência Como Voluntário no Escritório de Mídia e Comunicação do Comitê Paralímpico Internacional (ipc)

Parte de IV Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos. Diferentes Olhares Sobre os Jogos Rio 2016: a Mídia, os Profissionais e os Espectadores (Volume II) . páginas 34

Resumo

Introdução
O Movimento Paralímpico tem o seu início em 1948, em Stoke Mandeville. Capitaneado pelo médico Ludwig Guttman, alemão radicado no Reino Unido, ele foi convidado a criar o National SpinalInjuries Centre (setor dedicado a pessoas com lesões na coluna, principalmente os provenientes da II Guerra Mundial). Contrariando os padrões estabelecidos até então, Guttman trabalhou com o pensamento de reabilitar os pacientes tratados no Hospital de Stoke Mandeville. Enfrentando a resignação da época, na qual o paciente esperava o seu momento de passagem em seu leito de morte, ele direcionava o seu tratamento sob uma perspectiva da fisiologia e da psicologia, preceitos utilizados no esporte e, promovendo, assim, a reabilitação médica e social (BRITTAIN, 2012).
 

Arquivo