Resumo

No decorrer dos anos, foram desenvolvidas diferentes formas pedagógicas para trabalhar com alunos especiais. Pensando nas possibilidades que há atualmente e nesse grupo em específico, buscou-se aplicar e desenvolver uma nova forma de trabalhar o ensino de libras no ensino infantil. Portanto, o objetivo do estudo foi propor três modelos de jogos pedagógicos para o ensino de libras no ensino infantil. Participaram do estudo 30 alunos da Educação Infantil, com idade de 3 a 4 anos de uma escola pública de ensino infantil, sendo 29 alunos ouvintes e uma aluna DA. Os resultados mostraram grande curiosidade, aceitabilidade e interesse por parte das crianças que participaram ativamente de todos os jogos, assimilando os conteúdos propostos. De um modo geral, os alunos não apresentaram dificuldade para a realização das atividades. Com isso, foi possível verificar a importância do ensino de libras como uma segunda língua desde a educação infantil. Para assim, facilitar a comunicação entre os alunos com e sem deficiência, além de garantir a equidade e tornar o processo de ensino possível entre todos os alunos. 

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