Jogos Pedagógicos Como Estratégia de Ensino de Libras na Educação Infantil
Por Eliana Donizeti Esperança (Autor), Simone Thiemi Kishimoto (Autor), Jalusa Andreia Storch Diaz (Autor), Simone Gonçalves de Paiva (Autor).
Em Pulsar v. 12, n 2, 2020. Da página 16 a 25
Resumo
No decorrer dos anos, foram desenvolvidas diferentes formas pedagógicas para trabalhar com alunos especiais. Pensando nas possibilidades que há atualmente e nesse grupo em específico, buscou-se aplicar e desenvolver uma nova forma de trabalhar o ensino de libras no ensino infantil. Portanto, o objetivo do estudo foi propor três modelos de jogos pedagógicos para o ensino de libras no ensino infantil. Participaram do estudo 30 alunos da Educação Infantil, com idade de 3 a 4 anos de uma escola pública de ensino infantil, sendo 29 alunos ouvintes e uma aluna DA. Os resultados mostraram grande curiosidade, aceitabilidade e interesse por parte das crianças que participaram ativamente de todos os jogos, assimilando os conteúdos propostos. De um modo geral, os alunos não apresentaram dificuldade para a realização das atividades. Com isso, foi possível verificar a importância do ensino de libras como uma segunda língua desde a educação infantil. Para assim, facilitar a comunicação entre os alunos com e sem deficiência, além de garantir a equidade e tornar o processo de ensino possível entre todos os alunos.