Resumo

INTRODUÇÃO 

No estudo fenomenológico acerca do jogo, os jogos sempre estiveram presentes como importante elemento cultural, materializando-se de diversas formas dentro do âmbito social, seja na forma de espetáculos, disputas ou lazer. O jogo como forma de lazer constitui-se de um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade. Dentro da sociedade, uma modalidade de jogo que chama bastante atenção, é a dos jogos populares cuja definição alude às manifestações culturais situadas dentro do folclore. No entanto, é perceptível o enfraquecimento do elo entre os jogos populares e a nova geração em função da intensificação dos processos de urbanização e dos fatores dela decorrentes. É partindo da premissa de que se faz necessário e urgente a oferta de estímulos no que tange o resgate histórico da prática dos jogos populares com a nova geração. O projeto terá como participantes, alunos do 6º ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Timbi, em Camaragibe-PE, ocorrerá no período de 29/07 á 19/08 de 2019, durante o terceiro bimestre (conteúdo de jogos e brincadeiras) nas aulas de Educação Física, onde serão realizadas rodas de conversas, na tentativa de compreender a relação dos alunos com os jogos populares. Em seguida, será ministrada uma oficina de jogos populares, com o intuito de resgata-los historicamente.

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