Resumo

A Educação Física ensinada na Escola no Brasil sofreu diversas influências ao longo da sua história e transformações no que tange aos objetivos, identidade e conteúdos. É relevante enfatizar que devido a essas mudanças, surgiram novas maneiras de se pensar as possibilidades pedagógicas nas aulas de Educação Física. Nessa nova forma de pensar a Educação Física como componente curricular, entendemos que o conteúdo dos jogos e das brincadeiras populares tem a sua importância nesse processo de ensino e aprendizagem e deve ser ensinado e vivenciado pelos alunos em suas manifestações lúdicas contribuindo para a construção do movimento cultural e suas interações com o mundo. Frente a inquietude no que se refere à proposta curricular do município de Anápolis, Goiás, fez-se necessário o estudo e o ensino de uma unidade didática que abordasse as possibilidades pedagógicas atuais da disciplina Educação Física, permitindo a pesquisadora analisar e refletir sobre sua própria prática, bem como possibilitar novas ações frente às dificuldades encontradas nas aulas. Este estudo realizou uma análise do ensino do conteúdo “Jogos Populares” proposto pelos autores Ângela Palma, Amauri Oliveira e José Augusto Palma, nas aulas de Educação Física, do 4º ano B do Ensino Fundamental I, na Escola Presbiteriana Orvalho do Hermon (EPOH). Nesse sentido, visou ensinar e analisar o supracitado conteúdo, verificando sua sistematização e hierarquia nos anos escolares, bem como averiguando as possibilidades que a professora da rede municipal de ensino teve ao adotar a metodologia dos referidos autores através da compreensão da motricidade humana como base das suas práticas docentes e os jogos em seus aspectos socioculturais. O plano de intervenção foi organizado com a sistemática de doze planos de aulas – um bimestre - que tematizaram a vivência de variados tipos de jogos populares com a intenção de ressignificar a experiência corporal. As vivências e os registros feitos pelos alunos demonstraram que os jogos populares são fatores motivacionais de engajamento das crianças nas aulas de Educação Física. Constatou-se que é possível o ensino desse conteúdo na escola possibilitando uma prática pedagógica reflexiva que permite uma aprendizagem significativa sobre o que se faz do corpo em movimento nas aulas de Educação Física.