Jogos Populares nas Aulas de Educação Física: Um Relato de Experiência a Partir do PIBID
Por Francilene de Sousa Paurá (Autor), Liege Costa Dias (Autor), Gabriely Calaço de Oliveira (Autor), Raissa da Trindade Ferreira (Autor), Ione Gonçalves de Oliveira (Autor), Antonio Hugo Moreira de Brito Junior (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
Este trabalho corresponde a um relato de experiência sobre os jogos populares como conteúdo nas aulas de Educação Física partindo do pressuposto de que esse não é trabalhado como eixo específico. Teve como objetivo levar uma perspectiva da cultura popular e os aspectos históricos dos jogos e auxiliando no processo do desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos educandos. Para isso, realizamos uma experiência na Escola Municipal Senhor do Bonfim em uma turma de 4º ano composta por 15 alunos. Os resultados obtidos permitiram verificar que a temática levantada é valorizada somente como recurso pedagógico para uma boa aceitação e participação dos alunos. Diante disso ressaltamos a necessidade do professor trabalhar os jogos populares na sua devida essência, não somente como meio, mas como um conteúdo da área da Educação Física.