Resumo

Os jogos reduzidos são atividades de ensino centrais do futsal e dos Jogos Esportivos Coletivos em geral. No entanto, não é raro nos depararmos com seu uso indiscriminado, carecendo de proposta clara, ou mesmo quando essa proposta existe, ainda restar a dúvida se eles estão atingindo os objetivos para que foram delineados. Em face disso, o objetivo do presente trabalho foi de investigar se os jogos reduzidos, de fato, “entregam aquilo que prometem”, ou seja, se delineados de maneira coerente, promovem melhora do desempenho estratégico-tático-técnico. O primeiro passo para aferir a eficácia dessas atividades de ensino é identificar quais problemas e ações estão sendo enfatizados. O segundo é verificar se sua prática sistematizada é capaz de promover alterações no desempenho no jogo alvo de ensino. Para buscar evidências nesse sentido, investigamos jogos reduzidos bastante utilizados no futebol/futsal, os com restrição de no máximo dois toques na bola por cada ação do jogador, conhecidos popularmente como “jogos em dois toques”. Com eles espera-se enfatizar as ações de passe, desmarque e oferecimento de linha de passe. Para participar do estudo, foram selecionados 18 jovens do sexo masculino, de 15 a 19 anos, com no mínimo de três anos de experiência com futsal. Os participantes compareceram a 17 encontros ao longo de aproximadamente dois meses e meio, sendo cinco avaliações em jogo formal e 12 sessões de ensino (em que os participantes foram submetidos aos jogos reduzidos combinados com instrução). Cada uma das avaliações em jogo formal foi sucedida por três sessões de ensino, com exceção da última (quinta). Os resultados das análises indicaram que os jogos em dois toques (combinados com instrução) promoveram maior incidência nos passes, desmarques e oferecimento de linha de passe quando comparados aos jogos formais. Essas ações enfatizadas pelos jogos reduzidos foram, ao longo do tempo, apresentando progressivamente maiores frequências e melhor qualidade nas avaliações em jogo formal, ao passo que outras ações, permaneceram mais constantes em número e qualidade, o que indica que houve impacto dessas atividades de ensino. Em que pesem as limitações, as evidências do presente estudo sustentam a tese de que a prática sistematizada de jogos reduzidos, se delineada de maneira coerente, melhora o desempenho estratégico-tático-técnico em jogo formal.

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