Resumo

A presença de alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA) nas escolas é garantida por legislações educacionais específicas e provoca a necessidade de repensar a prática pedagógica visando a inclusão dos mesmos. Metodologias de ensino sugerem alternativas às tradicionais que mediam o processo de iniciação esportiva e o desenvolvimento de aspectos tático-técnicos do voleibol, como por exemplo, os jogos reduzidos e condicionados. Objetivo: Sistematizar a literatura existente sobre a utilização dos jogos reduzidos e condicionados no voleibol como ferramenta pedagógica para a inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física escolar através de uma revisão bibliográfica. Referencial Teórico: Sendo o TEA um transtorno de neurodesenvolvimento que causa déficits no desenvolvimento social, comportamental e de comunicação do indivíduo, a Educação Física escolar tem papel importante no desenvolvimento de habilidades motoras, melhora do condicionamento físico, saúde metabólica e qualidade de vida, e auxilia no processo de aquisição de autoconfiança, independência, autonomia e capacidade de fazer escolhas e de tomar decisões. A inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física torna necessária a discussão acerca de estratégias de ensino. Nesse sentido, os jogos reduzidos e condicionados, através de modificações nos espaços de jogo, número de participantes e adaptação e condicionamento de regras, possibilitam o ensino do voleibol visando atingir objetivos de aprendizagem que baseiam-se nas necessidades educacionais dos alunos. Materiais e métodos: Pesquisa caracterizada por ser uma revisão bibliográfica analítica em andamento, com buscas em bases de dados digitais, sendo Scielo, PubMed e Capes Periódicos, utilizando os descritores em português: “autismo”, “autismo e educação física”, “autismo e voleibol”, “autismo e aprendizagem”, “autismo e escola”, “jogos reduzidos e voleibol”, “minivolei”, “minivoleibol”, “jogos reduzidos e autismo”. Serão excluídos estudos com indivíduos com TEA e outros distúrbios associados, realizados com adultos com TEA e duplicados. Resultados esperados: Espera-se que a utilização dos jogos reduzidos e condicionados no ensino do voleibol, em consonância com os objetivos determinados pelo professor, sejam uma estratégia eficaz para a inclusão de alunos com TEA na aula de Educação Física devido a sua possibilidade de adaptar as regras do jogo considerando as especificidades do aluno com TEA e viabilizando que todos os alunos tenham seus objetivos educacionais atingidos por meio da mesma tarefa proposta, e espera-se que os dados obtidos sejam satisfatórios para que a produção teórica sirva de embasamento para a prática pedagógica dos profissionais e estudantes de Educação Física

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