Resumo

O presente trabalho resgata os Jogos Tradicionais na cidade de São Paulo a partir do começo do século até a década de oitenta e analisa a função que esses Jogos têm para a Educação, fundamentando-se na teoria piagetiana. Apresenta um panorama das diversas áreas e autores que se voltaram ao estudo do Jogo, detendo-se especificamente no trabalho de Piaget. Os diversos materiais bibliográficos encontrados, como as listagens de Jogos ou a descrição das regras dos Jogos, foram classificados sob a forma de pesquisas, levantamentos exploratórios, estudos de folcloristas e depoimentos pessoais. Com a organização desses dados, foi realizada uma análise da sua evolução. A partir dos conceitos de Jogo, Desenvolvimento e Aprendizagem foi realizada uma análise dos Jogos Tradicionais espontâneos de Regras e elaborado um instrumento metodológico para auxiliar no diagnóstico e na análise de cada jogo, com o intuito de mostrar assim, a sua utilidade na área da Educação. Este trabalho vem reforçar a importância do Jogo e a necessidade de estudos mais aprofundados nesta área. Tem como resultado a recuperação de um acervo lúdico-cultural e constituiu-se numa contribuição para o Projeto Internacional Antologia dos Jogos Tradicionais Infantis, organizado pelo OMEP e pelo Prof. Ivan Ivic da Iugoslávia.

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