Jogos Tradicionais: Reprodução, Ampliação, Transformação e Criação da Cultura Corporal do Movimento
Por Junior Vagner Pereira da Silva (Autor), Tânia Mara Vieira Sampaio (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 19, n 1, 2011. Da página 72 a 86
Resumo
O estudo configura-se como pesquisa-ação, desenvolvido em duas escolas da Rede Pública Municipal em Angélica-MS, Brasil, nas quais se buscou trabalhar os jogos numa sequência didática dividida em quatro etapas––reprodução, ampliação, transformação e criação, tendo a metodologia resolução de problemas como estratégia de ação nas etapas de transformação e criação de jogos. Os resultados indicam que esses jogos configuram-se num importante conteúdo a ser trabalhado nas aulas de Educação Física principalmente quando os conhecimentos da cultura corporal do movimento extra-escolar dos alunos são valorizados nas aulas. Ainda, os jogos tradicionais mostraram ser uma significativa possibilidade para reprodução, ampliação e transformação, contudo, a criação de novos jogos apresentou-se como uma ação difícil de ocorrer junto aos alunos das séries escolares e durante o período no qual o trabalho foi desenvolvido.