Send to Kindle


1949 – A Federação Acadêmica Maranhense de Esportes – FAME - é fundada em 04 de julho, por Ronald da Silva Carvalho, seu primeiro presidente. Seu segundo presidente foi José Antonio Almeida e Silva (Anjinho).

1950 – Participação do Maranhão nos Jogos Universitários realizados em Recife – PE; essa participação foi irregular, devido à FAME não estar regularizada junto à CBDU.

1951 – Ronald da Silva Carvalho, acadêmico de Direito e diretor de esportes do Diretório dos Estudantes, funda a Associação Atlética da Faculdade de Direito da UFMA, a fim de regularizar e legalizar a Federação Acadêmica de Esportes – FAME – junto à CBDU; funda, ainda, as Atléticas dos cursos de Odontologia e Farmácia, ligando-os à FAME. Naquela época, os atletas eram polivalentes e competiam em mais de uma modalidade, a exemplo de Mauro Bezerra (sic), Nelson Fontinha, Evandro Bessa, Carlos Guterres, Lino Castelo Branco, Alim Maluf, e muitos outros;

1952 – Participação nos JUB´s de Belo Horizonte;

1955 – São realizados os Jogos Universitários do Norte e Nordeste, em São Luís, com a participação dos estados do CE, PI, PA, AM, além do MA, sendo disputadas as modalidades de Voleibol, Basquetebol e Atletismo;

1981 – Realização dos 32º. Jogos Universitários Brasileiros em São Luís do Maranhão;

1989 – Realização dos 40º. Jogos Universitários em São Luís do Maranhão;

Década de 1990 – por dez anos, a FAME ficou desativada, sob intervenção, levando o esporte universitário maranhense, nesse período, a perder sua essência de mobilização e confraternização. Nessa fase ganham força os centros de esporte dentro das instituições, almejando de alguma forma, reerguer o esporte universitário, a exemplo da Universidade Estadual do Maranhão, com a sua Olimpíada Interna, a partir de 1994. A UFMA passa a realizar o Campeonato de Futebol Universitário de Praias (CAFU).

Década de 2000 – a FAME volta à atuação, com a eleição de Hamilton Ferro Júnior para sua presidência e a realização dos Jogos Universitários Maranhenses – JUMs -, Jogos Universitários de Praia, e fundação do Tribunal de Desportos Universitário

2008 – Realização dos JUMs 2008, com a participação de 13 instituições de ensino superior, da capital e interior.

Fontes: PINHEIRO, Miguel. À saudosa Federação Maranhense de Desporto Universitário. Jornal Pequeno, São Luís, quinta-feira, 1º. De maio de 2008, p. 2. Ex-diretor da FAME, Diretor da Associação Nacional de Gestores de Esporte e Lazer; Secretário Municipal de Esportos e Lazer de São Luís-Ma.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.