Jogos Virtuais e Educação Física: Diversificações nas Aulas com a Inserção dos Webgames Adaptados
Por Gisele Maria Schwartz Marcelo Fadori Soares Palhares G. H. Tavares J. P. Figueiredo Cristiane Naomi Kawaguti Danilo Roberto Pereira Santiago
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
Investigar, na visão de futuros profissionais da área de Educação Física, o nível de satisfação decorrente de vivências com os jogos virtuais referentes aos webgames adaptados.
Métodos e resultados:
Este estudo, de natureza qualitativa, constou de duas etapas, sendo a primeira relativa à apresentação da proposta dos WEBGAMES ADAPTADOS e posterior releitura de outros jogos virtuais sugeridos pelos próprios participantes. Na segunda etapa foi aplicado um instrumento referente a uma escala de satisfação do tipo LIker de 5 pontos, a uma amostra intencional composta por 60 alunos do curso de Educação Física de Universidade Pública do Estado de São Paulo, de ambos os sexos, idades variando entre 18 e 25 anos. Os dados foram analisados descritivamente e os resultados indicam que todos os participantes se mostraram satisfeitos com as atividades, reiterando seu valor como conteúdo para diversificação das aulas de Educação Física, tendo em vista a atualidade da temática abordada.
Conclusão:
Tornam-se importantes outras reflexões, no sentido de captar novas utilizações dos recursos tecnológicos, do ambiente virtual e dos jogos virtuais, na implementação de estratégias motivacionais no campo da Educação Física.